Apesar dos mais de 100 milhões de reais investidos para montagem do seu elenco para 2023, o Vasco segue dando oportunidades para os “crias” da base, que desde a temporada passada vem fazendo a diferença em campo. Questionado sobre a presença de muitos meninos da base na composição do elenco, o diretor técnico Abel Braga vê um número ideal de atletas da base para compor o plantel.
“Acho 30% o número perfeito porque a partir do momento que temos quatro goleiros, vamos jogar uma competição com 26 jogadores de linha. Não está nem para mais, nem para menos. De um plantel, 30% de jogadores da base acho que é o ideal, ainda mais um clube como é o hoje o Vasco, um clube-empresa. Não seria difícil, mas se torna, ao nível de treinamento, da maneira que o Maurício trabalha, ter número excessivo de jogadores seria prejudicial”- Disse Abel.
+ Ex-Vasco, zagueiro Dedé tem destino surpreendente
“Fico contente com esse número de jogadores da base, porque não é um número calculado, o jogador fica por tudo que ele passar pela relação, alguns podem tomar um tempo enorme para se adaptar. E não temos mais esse tempo a perder”- Completou.
O Vasco já utilizou 21 atletas da base em 2023, muitos tiveram oportunidade no início do carioca enquanto a equipe principal estava em pré-temporada nos Estados Unidos. Dos que mais se destacaram nesse início, foram os volantes Rodrigo e Barros, que foram peças importantes, utilizados inclusive em clássicos.
Fora do carioca, o Vasco segue se preparando no CT Moacyr Barbosa para a estreia no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-MG, fora de casa.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Por Douglas Mattos