As cenas lamentáveis de ontem (16/10) na Ilha do Retiro, quando bandidos vestidos com a camisa do Sport invadiram o campo para agredir jogadores e funcionários do Vasco após o gol de Raniel, que decretou o empate cruzmaltino podem render consequências gravíssimas ao clube pernambucano. Em entrevista a um canal do referido clube nordestino, o advogado especializado em Direito Desportivo Rômulo Martins comentou as possíveis punições que o Sport pode sofrer. E uma delas pode fazer com que o Vasco consiga o acesso mais rápido que a torcida imagina.
De acordo com o Dr. Rômulo, o artigo 20 do Regulamento Geral de Competições diz o seguinte: “quando a partida for interrompida por quaisquer motivos previstos no artigo 19 (e um dos motivos alegados pelo árbitro Raphael Claus foi justamente falta de segurança), caso o clube que causou a suspensão da partida esteja vencendo ou empatando (o que de fato aconteceu, já que o jogo terminou em 1×1), tal clube será declarado perdedor pelo placar de 3×0 (W.O.)”.
Em resumo: como o jogo terminou empatado, o Sport não apenas poderá perder até 10 mandos de campo como também pode perder por W. O. Nesta segunda hipótese, caso o julgamento ocorra ainda nesta semana, o Vasco pode subir para a Série A mesmo se empatar com o Criciúma, já que com a vitória do Londrina contra o Sport e o empate no jogo Ituano x Sampaio Corrêa, o Cruzmaltino com um empate chegaria a 59 pontos.
O julgamento, no entanto, ainda não tem previsão para acontecer, apesar dos pedidos da CBF de um julgamento enérgico. O Vasco está atualmente com 56 pontos em quarto lugar na classificação da Série B.
Por: Luiz Nascimento