Para o confronto desta quinta-feira, às 19h, no estádio de São Januário, o Vasco terá como destaque o meia Praxedes, que se encontra em excelente forma e ganhou destaque na equipe de Ramón Díaz. Na partida, ele terá a oportunidade de reencontrar seu ex-clube, o Internacional, onde recebeu sua primeira chance como jogador profissional em 2020, sob o comando do técnico Eduardo Coudet – atual treinador do Colorado.
+ Vasco x Internacional: Veja desfalques e pendurados
Coudet desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de Praxedes, o tirou diretamente da base do Internacional após seu desempenho na Copa São Paulo de 2020. Na época, o meia tinha apenas 18 anos, mas conseguiu rapidamente se estabelecer no elenco profissional do colorado. Com isso, o meia se tornou titular durante o Campeonato Brasileiro de 2020, quando o Internacional conquistou o segundo lugar na competição.
Naquele período, Eduardo Coudet demonstrou uma admiração por Praxedes, a quem se referia como “Praxe”. Esse apreço pelo jovem meia ficou evidente quando o treinador argentino não hesitou em confiar no garoto para a estreia do Internacional na fase de grupos da Libertadores daquele ano, enfrentando o Universidad Católica. Essa ousadia por parte de Coudet ilustrou a confiança que ele depositava no potencial de Praxedes e contribuiu para o início notável da carreira do jogador no cenário profissional.
+ Jogador do Flamengo elogia Payet, do Vasco
– No futebol, a bola não pede carteira de identidade – disse Coudet, na época, ao se referir a Praxedes.
O meia retribuiu os elogios.
– O Coudet me passou total confiança, me apoiou, como todos os jogadores. Disse: “joga tranquilo, faz teu jogo. Entra feliz. Se divirta”. Correu tudo bem.
Após a saída de Coudet, Praxedes consolidou sua posição como titular sob o comando de Abel Braga. No entanto, sua trajetória no Internacional teve seus altos e baixos, e em 2021, o jogador foi transferido para o Red Bull Bragantino em uma negociação que chegou perto de R$ 36 milhões.
+ Fluminense ajuda o Vasco com vitória contra o Goiás
Praxedes está emprestado ao Vasco, com o contrato válido até dezembro, e o Cruzmaltino possui a opção de compra ao término desse período. Caso opte por manter o meia em seu elenco, o Vasco terá a responsabilidade de desembolsar 5 milhões de euros, aproximadamente R$ 26 milhões, ao Bragantino, adquirindo 70% dos direitos econômicos do jogador.
Vale ressaltar que Praxedes tem contrato com o clube paulista até 2026.
Até o momento, o Vasco ainda não expressou interesse na aquisição definitiva de Praxedes. Com a opção de compra já estabelecida no contrato, o Gigante está optando por aguardar a definição sobre sua permanência ou não na Série A antes de tomar uma decisão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News