A escolha do treinador será importantíssima para o futuro do Vasco da Gama dentro do Campeonato Brasileiro. Após a derrota do clube contra o Cruzeiro no último sábado (8), Paulo Bracks e Luiz Mello concederam um pronunciamento para a imprensa e reafirmaram que o novo técnico vascaíno será anunciado em breve, junto com nomes nomes para integrar o plantel.
Hoje, Gustavo Alfaro é o favorito para assumir a posição. O treinador argentino tem um vasto currículo, com passagens de sucesso por diversos clubes argentinos. Seu último trabalho foi na Seleção Equatoriana, onde conseguiu a classificação para a Copa do Mundo do Catar, mas não conseguiu avançar da fase de grupos, mesmo demonstrando um bom futebol. A direção do clube entende que será preciso reforçar o time para atrair o novo comandante.
Independente de Gustavo Alfaro ou não, o Vasco segue negociando com jogadores no mercado de transferências. Apesar de já ter anunciado três nomes na atual janela, como Maicon, Serginho e Medel, o clube entende que são muitas as posições carentes. Se antes a ideia era trazer reforços pontuais, hoje o Vasco precisa de jogadores que cheguem para assumir a titularidade e ajudar a tirar o clube da situação que se encontra na tabela de classificação.
Um exemplo de setor carente é claramente o ataque. Após a contratação de Serginho, ponta esquerda, Paulo Bracks deu a entender que não faria mais contratações para esse setor. Entretanto, devido as más atuações dos jogadores de frente, se viu pressionado a atacar novamente o mercado. Um dos nomes que vem sendo especulado no Vasco é o de Lucas Pratto, centroavante argentino com passagens por grandes clubes do Brasil, como Atlético Mineiro e São Paulo.
As negociações com Vasco e Lucas Pratto podem avançar nos próximos dias e o centroavante pode vir a ser mais uma peça para competir com Pedro Raul pela titularidade da equipe. Alfaro tem bastante conhecimento sobre o jogador e, caso aceite a proposta do Vasco, vai ajudar a definir o acerto.
Outra posição que é considerada uma obsessão da diretoria é o tão sonhado “camisa 10”. O Vasco foi atrás de jogadores como Manuel Lanzini e Rodrigo Zalazar, mas o panorama atual não é considerado atual. Com propostas do River Plate e do futebol do Catar, Lanzini ainda não respondeu o Cruzmaltino. Já no caso de Zalazar, foi reportado que o meio-campista não irá para o futebol brasileiro no momento, e ele se aproxima de um acerto com o Braga, de Portugal. O Santos também teria interesse no jogador.
A ideia também era trazer outro volante para ajudar na saída de bola, e por isso o clube abriu negociações com o volante Fernando, do Sevilla. Entretanto, as negociações não foram adiante, o que fizeram o Vasco continuar no mercado de transferências e acertar a contratação de Gary Medel, chileno de 35 anos que estava de saída do Bologna, da Itália.
Por fim, a zaga completa os setores em que o Vasco busca urgentemente por reforços. Apesar da contratação de Maicon, vindo do Santos, o clube entende que ainda precisa de mais movimentações. Todos os zagueiros do elenco vem passando por momentos irregulares no Brasileirão e é unanimidade que uma oxigenação no sistema defensivo é necessária.
O Vasco tentou entrar em contato com o zagueiro Lyanco e esteve próximo de fechar a contratação, mas o Southampton fez jogo duro e não aceitou as propostas com as condições impostas pelo Cruzmaltino. A ideia agora é continuar mapeando o mercado em busca de um nome que possa somar de imediato.
+ Joia do Vasco assina com o Porto-POR
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News