O Vasco da Gama venceu o Fluminense neste final de semana pelo placar de 2×0. Os gols foram marcados por Pablo Vegetti e Victor Luis, um em cada tempo de jogo. O resultados garantiu ao Vasco a 10° colocação na tabela de classificação, enquanto afundou um pouco mais o Fluminense, que caiu uma posição e ainda se encontra na zona de rebaixamento.
A partida contra o Fluminense marca o fim de uma grande sequência de jogos do Vasco da Gama, de 3 em 3 dias. Com a maratona no Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil sendo disputada durante esse tempo, o Cruzmaltino se viu em uma imensa sequência de jogos, onde precisou poupar diversas vezes para garantir a manutenção dos atletas.
Diversos nomes foram poupados em vários momentos por Rafael Paiva, para que estivesse 100% para os outros jogos. Vale lembrar também que a grande maioria das últimas partidas foi fora de casa, e que o Vasco chegou a jogar incríveis 4 jogos seguidos fora de São Januário, o que obviamente desgasta os atletas por conta das viagens
+ Negociando com o Vasco, Maurício Lemos tem medo da violência do Rio de Janeiro, diz Edmundo
Um jogo desses, por exemplo, foi contra o Grêmio, na Arena Condá. Esse jogo, entretanto, teve uma peculiaridade a mais: o gramado. Devido às fortes chuvas em Santa Catarina, o gramado do estádio ficou encharcado, comprometendo o jogo e levando ao máximo o físico dos jogadores, o que resultou em algumas lesões no elenco vascaíno. Hugo Moura, titular no meio campo, falou sobre o desgaste antes mesmo da partida deste fim de semana, contra o Fluminense:
– Desde o jogo contra o Grêmio, naquele campo horrível, com muita chuva e muito pesado, dificultou muito nossa sequência de trabalho, de treinos. Creio que não foi nada de parte técnica (os quatro jogos sem vencer), mas pelo cansaço que o grupo está, o que deixa a gente mole. Não podemos entrar mole, agora é tentar descansar. Calendário brasileiro é desse jeito, é tentar descansar nesses três dias para ir para o jogo contra o Fluminense. Vai ser jogo difícil porque eles estão numa crescente boa, mas vamos para fazer o nosso jogo da vida.
Vasco agora terá tranquilidade
Acabou que o Vasco realmente venceu e agora a equipe terá um pouco mais de tranquilidade. No meio de semana, se disputarão partidas internacionais, da Copa Libertadores e da Copa Sulamericana. O Vasco não joga esses torneios no ano, então terá uma semana inteira de treinamentos e descanso para poder se preparar para a próxima rodada, dando um grande alívio aos jogadores, que vinham se desgastando ao máximo com a maratona de partidas.
Não só nessa semana, aliás, que marca o jogo da ida da Libertadores, mas também na próxima, que acontecerá o jogo da volta, a situação será a mesma. O Cruzmaltino só deve voltar a jogar no meio de semana no dia 27 de agosto, quando está prevista a realização do jogo da ida das quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio da próxima fase, aliás, ainda não foi marcado, mas deve ocorrer nesta semana.
O próximo jogo do Vasco vai ser contra o Criciúma, no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Enfrentar a equipe catarinense em seus domínios é sempre uma missão difícil, o Gigante da Colina tem noção disso, mas vai até o Sul do país para se vingar da derrota dolorida sofrida no primeiro turno, quando os Carvoeiros venceram dentro de São Januário pelo placar de 4×0. Caso vença, o Vasco pode chegar até a 8° colocação do Campeonato Brasileiro, uma posição que pode garantir Pré-Libertadores ao fim do ano, dependendo da abertura de vagas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News