A situação do Vasco no início do Campeonato Brasileiro não é nada boa. Com a derrota por 2×1 para o Internacional no último domingo, pela 10° rodada, o Cruzmaltino chegou a marca de 9 partidas sem vitória na competição. Com aproveitamento de 20% e apenas 6 pontos conquistados, o clube ocupa a 19° colocação e, de acordo com os cálculos da Bola de Cristal do Brasileirão, a chance do Vasco disputar a Série B em 2024 é de 62,2%.
A Bola de Cristal é uma ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG que analisa as estatísticas dos confrontos pelo Brasileirão, além de apontar as probabilidades de título, classificação para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, e de rebaixamento de todos os clubes.
Atualmente, apenas o Coritiba, último colocado do Brasileirão, tem um índice pior que o do Vasco, com 74,2% de chance de ser rebaixado. Os outros dois times que ocupam a zona de rebaixamento, Goiás e América-MG, atingem 43,2% e 43% de chance, respectivamente.
As chances do Vasco vencer o título deste ano são remotas: 0,058%. A classificação para a Libertadores, que era um sonho o torcedor antes do início do campeonato, tem 2,2% de chance, mas o índice de conseguir a vaga para a Sul-Americana é mais factível, com 12,1%.
O próximo jogo do Vasco será justamente contra o Goiás, o primeiro time a integrar a zona de rebaixamento na classificação, tendo dois pontos a mais que o Cruzmaltino na tabela. Os números da Bola de Cristal do Brasileirão mostram que o Vasco é favorito para o confronto, com 35,17% de probabilidade de vencer, 34.52% de empatar e 30,31% de chance de perder. São Januário estará lotado e o clima será de muita pressão para a equipe e Maurício Barbieri, que entrarão dependendo da vitória para ganhar fôlego dentro do Brasileirão.
+ Ator pede Abel Braga como treinador no Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News