Por: Rick de Castro
O Campeonato Carioca 2020 pode ser bastante importante para o ano do
clube, ao revelar e dar rodagem a jogadores jovens da base, possibilitando que
estes façam parte do time titular durante o ano caso o desempenho agrade. Este
planejamento dando certo, o clube pode chegar mais perto do orçamento divulgado,
com baixa folha salarial e altas vendas de jogadores. Entretanto, a bilheteria e os
gastos podem ser um problema para um clube sem dinheiro em caixa.
Segundo o borderô de Vasco x Bangu divulgado pela FFERJ, a arrecadação
total com o jogo foi de R$ 656.634,00 reais. Porém, também é contabilizado o valor
de ingresso “pago” pelos sócios-torcedores que apenas fazem check in para ir aos
jogos, com o mesmo valor de ingresso que os sócios-torcedores que tem 70% de
desconto pagam. Foram 8146 check ins na arquibancada, 812 na social e 121 no
setor vip, contabilizando R$ 240.464,00, R$ 29.240,00 e R$ 3.384,00,
respectivamente. Este dinheiro não foi pago pelos torcedores ao garantirem seus
ingressos.
No setor de despesas, que contabilizam taxas da federação (R$ 60.537,00),
impostos, taxas de bombeiros, arbitragem etc., o custo do jogo foi de R$456.258.01.
Isto significa que uma renda líquida de R$ 200.375,99 igualmente dividida entre
Vasco e Bangu.
Contudo, desta renda divulgada de R$656.634,00, R$ 273.088,00 são os
supostos valores pagos pelos torcedores que fizeram check in, valor este maior ao
da renda líquida em R$ 72.712,01. Isto geraria um prejuízo de R$ 36.356,00 para
cada clube.
Se faz necessário a divulgação por parte do Vasco do quanto foi gerado de
dinheiro em consumação dentro do estádio em bares e restaurantes, loja oficial do
clube e tour pelo estádio para termos a real noção se o clube pagou ou não para
jogar no domingo.
É necessário, portanto, a presença quase lotada da torcida na Colina para
que o clube não sofra com prejuízos, mas no Maracanã, palco do próximo jogo que
envolve o clube, os custos são maiores. Será necessária casa cheia para que o jogo
se pague, apesar da pouca divulgação e desânimo da imprensa que deveria ajudar
divulgar um de seus produtos, para que se torne mais lucrativo para si mesma.
Por: Rick de Castro