Vasco e CBF entraram em rota de colisão. Por causa do ranking da entidade, o clube não irá disputar os Brasileiros sub-17 e sub-20 em 2023, visto que ocupa a 22ª colocação, mas apenas os 20 primeiros clubes participam da competição.
O ranking da CBF é feito a partir do resultado das equipes profissionais, e devido aos últimos anos turbulentos, o Cruzmaltino não conseguiu vaga na competição.
O Vasco se incomodou com isso e enviou um ofício à CBF, no qual destacava o desempenho do clube nas competições de base recentes e os vários jogadores revelados e cedidos para as seleções de base.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
O ofício não foi respondido, e o Vasco decidiu optar pela desconvocação de Rayan, Matheus e Phillipe Gabriel, que foram chamados para um amistoso contra o Equador pela Seleção Brasileira sub-17.
Isso pode influenciar no Mundial Sub-20, que ocorre em maio, no Egito. O Vasco da Gama pensa em não liberar Marlon Gomes, volante da base do clube e um dos destaques da seleção comandada por Ramon Menezes. Procurada pelo GE, a CBF ainda não se manifestou sobre a situação.
+ Vasco inicia conversas para contratar Juan Camilo Portilla, do América de Cali