Receita da VascoTV baterá 2,5 milhões até o fim do ano, além de lucrar cerca de 1 milhão a mais que o ano passado
Em entrevista ao repórter Rodrigo Mattos, em sua coluna no UOL, o VP de marketing do clube, Vitor Roma, comentou sobre a experiência com a VascoTV durante o carioca deste ano. O time, que vendeu seu próprio Pay Per View, criou diversas peças para que pudesse chamar a atenção do torcedor e rodar o canal oficial do clube no Youtube. Os números mostram que, antes da nova direção, a TV oficial não rendia lucros ao time. Agora, somente no Estadual, o lucro chegou na casa do 1 milhão de reais. Outro número relevante a ser comemorado, foi a marca de 1 milhão de inscritos, que ocorreu durante um pré jogo, programa criado para esse novo rumo da tv.
Roma explica que as formas de monetização antigas era somente com o Adsense (anúncios promovidos pela empresa dona do site, no caso, Youtube), e que o clube não tinha patrocínios exclusivos, além de programas ao vivo, como o pré jogo atual. Agora, com as novas peças, um novo cenário se abriu para o marketing vascaíno: “A monetização da Vasco TV se resumia a Adsense. A gente teve que fazer um ppv, criamos um. Vendemos conteúdos exclusivos para Facebook. Vendemos quatro cotas de patrocínio. Programa de pré-jogo com a Vanessa Richie que os vascaínos gostaram. Até o Adsense triplicou. A gente fazia muito pouco. O exemplo do Estadual nos fez criar isso tudo.”
Ainda assim, sem o contrato com a Globo, todo o movimento feito pelos quatro clubes grandes, não atingiu o valor que era pago antes, e todos eles saíram no prejuízo. O VP não quis revelar o número correto de vendas do pacote PPV dos jogos no Estadual, mas se sabe que ao todo, foram em torno de 100 mil pacotes, para os quatro grandes.
Agora, Vitor mira em uma VascoTV independente, com programação 24 horas, além de criar uma assinatura mensal para alguns produtos exclusivos dentro do canal. O projeto é idealizado pelo próprio Vitor e no começo, caberá como teste para que, futuramente, seja algo garantido dentro da vida digital do Vasco: “A gente prevê poucos assinantes, queremos testar. Tenho trazido para isso o conceito de produto digital. Isso significa que, em vez de pensar em lançar um negócio completíssimo, o mercado vai me dando subsídios para ir acertando. Cria um produto mínimo possível”.