O Vasco há 72 anos vencia o Arsenal por 1 a 0, com gol de Nestor. O jogo guarda dados memoráveis, conforme lembra o jornalista Alexsander Silva. De acordo com os jornais da época, 60 mil pessoas estiveram em São Januário no dia 25/05/1949 para assistir o confronto contra o Arsenal, que na época era o clube com mais títulos no Campeonato Inglês (6).
O Arsenal havia conseguido o seu sexto título na temporada 1947/1948. O clube na mesma época ainda seria campeão inglês em 1952/1953 e da FA Cup em 1950, o que demonstra que o Expresso da Vitória não venceu qualquer equipe. O Arsenal foi o primeiro time inglês de ponta que visitou o Brasil (Corinthians Casual, Exeter City, Motherwell, Chelsea e Southampton já tinham visitado o Brasil, mas não eram clubes de ponta na época) e antes da partida contra o Vasco havia goleado o Fluminense por 5 a 1 e vencido o Corinthians por 2 a 0.
A partida que recebeu até a presença do vice-presidente, Nereu Ramos, foi tida na época com a partida do século, já que era o encontro da maior potência da terra da rainha contra o melhor time sul-americano, o Vasco, de Barbosa, Ely, Danilo Alvim, Ademir, Ipojucan e Heleno, que havia acabado de chegar do Boca Juniors-ARG.
O jogo que ocorreu às 21 horas foi amplamente favorável ao Vasco, segundo os dados oficiais. O Vasco teve 22 ataques perigosos contra 12 do Arsenal. Foram 8 escanteios do Vasco contra 4 do Arsenal. O goleiro do Arsenal teve que fazer 12 defesas, contra 8 defesas de Barbosa. O resultado não poderia ser diferente: Vasco 1 a 0, com gol de Nestor aos 33’ do 2º tempo. Mario cruzou da ponta esquerda, a bola foi desviada pelo zagueiro Barnes, sobrou nos pés de Heleno que havia acabado de entrar, que tocou para Nestor fazer o gol. Neste passe de Nestor, o craque da Copa do Mundo de 1950, Ademir Menezes ainda deu um corta-luz para o gol que entraria na história do Vasco.
O Vasco ainda enfrentaria o Arsenal em mais dois confrontos. Em 1951, o Arsenal veio novamente ao Brasil e perdeu por 4 a 0, no Maracanã, gols de Dejair, Tesourinha, Ademir e Friança. Em 1980, o Vasco teve o seu terceiro confronto contra o Arsenal no Torneio de Belgrado, que era o atual campeão da Copa Inglesa, e mais uma vez perdeu: 2 a 1, gols de Paulo César Lima e Roberto Dinamite.
Por Gustavo Monteiro