O mercado da bola segue agitado, mas o Vasco decidiu impor limites rigorosos. Por consequência, as recentes investidas do Grêmio pela contratação de Paulo Henrique foram recusadas pelo clube de forma contundente. O lateral-direito era o principal alvo de interesse do clube gaúcho, que tentou negociar ativamente com a direção vascaína ao longo das últimas semanas, mas esbarrou na intransigência carioca. No entanto, o Vasco não tem nenhum interesse em avançar nas tratativas neste momento da temporada.
Por outro lado, uma boa oferta financeira foi recebida por Paulo Henrique através do Tricolor Gaúcho. Contudo, o jogador optou por não dar seguimento às conversas, demonstrando total respeito à decisão institucional do Vasco em não negociá-lo. Desde o fim do ano passado, diversas sondagens do Brasil e do exterior foram recebidas pelo estafe do atleta, reforçando o seu enorme prestígio no mercado atual. Apesar disso, nenhuma negociação avançada foi registrada até agora.
+ Vasco recusa oferta milionária do Grêmio por PH e estuda medidas jurídicas por aliciamento
Postura do mercado e o impacto das saídas
Enquanto isso, a direção do Grêmio continua observando o mercado em busca de um lateral-direito. Eles buscam o chamado “negócio de ocasião”, ou seja, uma transação que seja vista como financeiramente viável e que atenda às exigências do treinador. Sob o mesmo ponto de vista, o Vasco adota uma postura defensiva na janela de transferências. O clube não tem interesse em negociar nenhum titular atualmente, e a venda de Paulo Henrique só seria aceita por um valor irrecusável, visto que ele tem 29 anos e já está no radar da Seleção Brasileira.
Adicionalmente, o planejamento do Cruz-Maltino foi duramente afetado por perdas recentes. O Vasco, que já teve as baixas sentidas de Rayan e Vegetti no início do ano, foi pego de surpresa pelo pedido de Coutinho para rescindir o contrato. Com isso, o camisa 10 e capitão do clube será mais um jogador de peso a deixar o elenco nesta janela de transferências. Portanto, a manutenção de PH tornou-se uma prioridade absoluta para a comissão técnica, que não deseja desfigurar a espinha dorsal da equipe neste momento da temporada.

Retorno à equipe titular
Apesar do forte prestígio, Paulo Henrique não começou a temporada de 2026 da melhor maneira. Ele alegou dores no pé, e, por conseguinte, desfalcou o clube em alguns jogos recentes do Campeonato Estadual.
No entanto, o lateral já voltou ao banco de reservas nas importantes partidas contra o Bahia e contra o Volta Redonda. Dessa forma, a titularidade deve ser retomada por ele já no próximo compromisso contra o Fluminense, assumindo a lateral direita com a confiança do treinador.
Desempenho de PH no Vasco
A resistência do Vasco em vender o jogador é amplamente justificada pelos seus números recentes. O lateral soma 130 jogos com a camisa cruzmaltina, além de registrar seis gols e 11 assistências. Adicionalmente, seu alto rendimento em 2025 fez com que ele fosse eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro.
Por consequência desse sucesso no clube carioca, Paulo Henrique foi convocado pelo técnico Carlo Ancelotti para defender a Seleção Brasileira. Logo em seguida, um gol histórico foi marcado por ele em um amistoso contra o Japão. Portanto, um atleta com essa bagagem internacional é considerado inegociável por valores medianos.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.





