Os últimos anos, como todos sabemos, foram complicados para o Vasco da Gama no que diz respeito aos rebaixamentos. Nos últimos 10 anos foram 3 rebaixamentos para o Gigante da Colina, na pior fase da história do clube. O Vasco é a equipe dos chamados “12 grandes do futebol nacional” que mais vezes esteve entre os quatro piores da competição.
Ao todo, o Vasco apareceu 121 vezes na zona de rebaixamento. Com o empate do Botafogo com o Goiás, por 1 a 1, na segunda-feira (2), e com a derrota sofrida para o Santos, no domingo (1), por 4×1, o Cruzmaltino retornou para o local que esteve em 19 das 25 rodadas disputadas neste ano e se isolou na ponta como o time que mais ficou no Z4 do próprio Botafogo, que soma 120 rodadas.
Desde que o Brasileirão de pontos corridos foi instituído, em 2003, o Vasco foi rebaixado em 4 oportunidades: 2008, 2013, 2015 e 2020. Na última queda, a equipe chegou a ficar dois anos na segunda divisão, após não subir em 2021. O Botafogo, por sua vez, jogou três vezes a Série B do Campeonato Brasileiro.
Além disso, o modelo de pontos corridos também parece não favorecer o Vasco da Gama no que diz respeito à títulos. Com o iminente título do Botafogo nesta temporada, o Vasco se juntaria a Grêmio e Internacional como as únicas equipes entre os 12 grandes que não ganharam o torneio nacional neste modelo. Vale lembrar do vice-campeonato em 2012, quando acabou perdendo o título na última rodada para o Corinthians.
Na soma geral, o Vasco ainda aparece entre os dez times que mais vezes frequentaram a zona de rebaixamento da Era dos Pontos Corridos. O líder no quesito é o Coritiba. Lanterna da edição atual, até aqui o Coxa ficou entre os quatro últimos em 153 rodadas. A equipe é seguida pelo Goiás, que apareceu 147 vezes.
Nessa temporada, o Cruzmaltino esteve em uma situação muito delicada e se encaminhando para o 5° rebaixamento de sua história, mas Ramón Diaz foi contratado e recuperou o time, que novamente volta a brigar para a saída do Z4. Mesmo com a derrota dolorida para o Santos, a expectativa é de que, com o rendimento da equipe nos últimos jogos, o rebaixamento não se torne uma realidade.
+ 777 atrasa aporte ao Vasco e está tendo problemas sérios para comprar o Everton; entenda
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News