Um grande clássico está de volta nas quadras do basquete brasileiro. Nesta sexta-feira, às 18h45, a bola sobe para Vasco x Flamengo em São Januário, por mais uma rodada do Novo Basquete Brasil, o NBB. A partida terá transmissão ao vivo do SporTV e marca sua volta depois de quatro temporadas sem ocorrer, já que o Cruzmaltino não estava participando da competição.
A história do Clássico dos Milhões no basquete é muito vasta. Vanderlei Mazzuchini, jogador do Flamengo na década de 90 e atual gestor do Bauru Basket, gurada as lembranças de quando participava dos confrontos:
– Acredito que a lembrança mais marcante que tenho seja a final do Campeonato Carioca de 1997. Nós conseguimos o título no Maracanãzinho lotado, com 20 mil pessoas. Eram dois grandes times e muitos jogadores da nossa geração estavam vivendo o seu auge técnico. Certamente, foi uma partida que entrou para a história.
Helinho Rubens, ex-jogador do Vasco da Gama e atual treinador do Franca também tem momentos marcantes relacionados ao grande clássico:
– O clássico mais marcante para mim foi o quarto e decisivo jogo da final do Brasileiro de 2000, quando o Vasco ganhou de três a um a série, se consagrando campeão no ano da virada de século. Foi muito marcante.
O retrospecto do confronto no NBB é favorável ao Flamengo, com cinco vitórias e uma derrota. A última vez que as equipes se encontraram em quadra foi em 16 de março de 2019, com o Mengão vencendo por 107 a 67. Curiosamente, a única vitória do Vasco foi no primeiro confronto da história do clássico no NBB CAIXA, em 28 de janeiro de 2017, por 78 a 77.
Entretanto, o Vasco chega em ótima fase para o duelo, após grande início na competição. Nesta temporada, o Vasco tem o seu melhor início dentro do NBB com quatro vitórias e uma derrota. Conta com Paulichi em ótima fase, com aproveitamento de 60% nas bolas de 2 e 47% nas bolas de 3. Por outro lado, o Flamengo vem tentando construir uma identidade de jogo baseada na fisicalidade e tem Franco Balbi como sua maior figura dentro de quadra, sendo o líder de assistências do NBB, com 8 por jogo. Basílio, ala do R10 Score Vasco da Gama, se revelou ansioso pro jogo e valorizou as grandes massas vascaínas e flamenguistas:
– São dois times muito respeitados por conta das torcidas. Os dois têm torcidas muito grandes no Brasil. Acho que isso dá um tempero a mais ao clássico e tê-las no NBB CAIXA é de suma importância.
+ Confira como foram os últimos jogos envolvendo Vasco x América-MG
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News