O Vasco da Gama é conhecido como um dos grandes clubes que lutaram por negros e operários numa época em que não era tolerado ter jogadores negros em campeonatos de futebol lá na década de 20. E até hoje o clube segue lutando a favor das causas sociais. Mas na década de 10, em 1912 quando foi criado o Foot Ball Clube Operário Pontagrossense (que hoje se chama Operário Ferroviário Esporte Clube), teve como primeiros jogadores, funcionários que trabalhavam nos escritórios da Rede Viação Paraná-Santa Catarina naquele ano.
Assim como o Vasco, que carrega em sua história a luta contra o racismo, o Operário tem em suas cores, o simbolismo da união entre as raças, a igualdade. Carrega desde sua criação essa questão. Seja branco, negro, pardo, albino, todos merecem respeito. E essa luta de ambos os clubes começaram a muitos anos e continuam sendo necessários na sociedade onde vivemos. A luta continua!
Apesar da história entre Vasco e Operário serem parecidas, com os mesmos ideais. Amanhã, sábado (29) será a primeira vez que os clubes se enfrentarão. Pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2021 às 11h, em São Januário. O jogo tem tudo para ser incrível, dentro e fora das quatro linhas.
Por: Ignez Alessandra