O Vasco terá mais uma clássico pela frente e enfrentará o Fluminense no próximo dia 16 de setembro, pela 23° rodada do Campeonato Brasileiro. Por conta da proibição de público em São Januário e o fechamento do Maracanã para preservação do gramado, a partida entre as equipes será disputada no Estádio Nilton Santos, cedido pelo Botafogo.
Os clubes já se enfrentaram 15 vezes no local e acumulam boas lembranças. Pelo lado do Vasco, é marcante o gol nos últimos minutos da 37° rodada do Brasileirão de 2011 que deixou o Cruzmaltino vivo na luta pelo título. A partida estava empatada até os acréscimos do segundo tempo e o Corinthians estava sendo campeão com uma rodada de antecedência, até que Alecsandro cruzou e Bernardo completou para o fundo do gol, explodindo a massa vascaína e mantendo a chama do título acesa. No fim das contas, o Corinthians acabou sendo campeão na última rodada, mas o gol ficou marcado na memória dos torcedores do Gigante da Colina.
Os outros 14 confrontos entre as equipes são de vantagem do Fluminense – o Tricolor larga na frente com seis vitórias contra quatro do Vasco. O clube também tem a vantagem de ser o maior vencedor do Nilton Santos, mas o Cruzmaltino é quem se dá melhor contra clubes grandes no estádio – venceu seis vezes, uma delas a goleada histórica contra o Botafogo por 6 a 0, em 2010.
A última partida entre as duas equipes no estádio foi em 2015, quando o Fluminense venceu por 1×0, com gol de Gerson, atualmente no Flamengo. Apesar da desvantagem no Nilton Santos, o Vasco tem ampla vantagem no confronto direto histórico contra o Tricolor, acumulando 152 vitórias, contra 122 do rival.
+ Entenda como a CBF ajudou o Vasco a fazer clássico contra o Fluminense no Engenhão
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News