É unanimidade que o Vasco evoluiu seu desempenho desde a chegada de Ramón Diaz, mas a situação do clube ainda continua extremamente delicada e difícil de se reverter. São apenas 17 pontos conquistados em 21 partidas disputadas, uma média extremamente baixa para um clube que quer se livrar da zona de rebaixamento.
Dessa forma, o ge fez um levantamento para descobrir se algum clube com a pontuação do Vasco da Gama neste estágio do Campeonato Brasileiro já conseguiu se livrar da queda para a segunda divisão. Desde 2006, ano no qual o Brasileirão passou a ser disputado no atual formato, com 20 clubes, apenas dois times conseguiram: Fluminense e Ceará.
Em 2009, o Fluminense era o lanterna do campeonato a essa altura, com 16 pontos. O Tricolor conseguiu uma arrancada histórica e fechou o Brasileiro na 16ª posição, com 46 pontos. Já em 2018, o Ceará tinha 17 pontos, igual ao Vasco hoje, e finalizou o campeonato com 44, na 15ª colocação.
A seu favor, o Vasco tem a melhora significativa no desempenho e as poucas derrotas nas últimas partidas da equipe. Os reforços contratados pela diretoria na janela da metade do ano, como Dimitri Payet, Pablo Vegetti, Medel e Paulinho, deram uma cara nova para a equipe e vão levando esperança aos torcedores.
O aproveitamento de 38,1% com Ramón Díaz é melhor do que os 21,4% anteriores à sua chegada. Entretanto, se levarmos em consideração apenas os últimos 5 jogos, essa média sobe para 53%. Sob a batuta dele, o Vasco saiu da lanterna do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia.
+ Vasco pode ganhar desfalque importante de última hora contra o Fluminense
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News