Meia chamava a atenção desde cedo por sua qualidade técnica, disciplina e versatilidade
Por: João Gabriel Reis
Mantendo o costume de revelar muitos jogadores, a nova bola da vez no Vasco é Marlon Gomes. Após Andrey Santos se firmar como um dos principais jogadores da equipe e Eguinaldo marcar um gol e cair nas graças dos torcedores, foi a vez de Marlon receber a primeira chance como titular no profissional e se destacar. Os três jovens, aos 18 anos, são grandes esperanças da torcida vascaína.
Na última rodada, em que o Vasco perdeu por 3×1 para a Ponte Preta, Marlon foi escolhido pelo interino Emílio Faro para ser titular pela primeira vez entre os profissionais. Com Yuri, Nenê e Palacios suspensos, o garoto teve uma boa atuação no meio campo e também quando foi deslocado para a ponta esquerda, dando outro ritmo ao time.
Natural de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, Marlinho, como é chamado pelos companheiros de equipe, chegou há quatro anos no Vasco, vindo do Nova Iguaçu. O atual contrato do meia vai até dezembro de 2024.
Mesmo com uma concorrência muito grande na geração dele, conquistou rapidamente um espaço nas categorias de base e foi convocado para as seleções brasileiras sub-15, sub-17 e sub-20. Em junho deste ano, foi campeão do Torneio Internacional Sub-20 com Andrey Santos.
Marlon, desde as categorias de base, tinha como trunfo a versatilidade. Já jogou em diversas funções no meio-campo, lateral-direito e no profissional já foi utilizado nos dois extremos do ataque.
Outro atributo do jovem que chamou a atenção de todos no Vasco é a disciplina. Fora das quatro linhas, Marlinho tem um motivo para ter amadurecido precocemente. Aos 18 anos, ele já é pai da pequena Maitê, de 2 anos.
O jogador protagonizou um episódio curioso no sub-20. O meia ficou preso no trânsito e se atrasou para o jogo contra o Botafogo, pela semifinal do Carioca Sub-20, em São Januário. Como atrasos não eram do seu feitio, o atleta passou a chegar horas antes dos jogos no estádio e até dormir um pouco no vestiário para não perder mais nenhum jogo, já que o Vasco estava num momento de calendário apertado entre Carioca e Brasileirão. Isso durou pouco tempo, já que logo depois ele foi chamado pela equipe de cima.
Com 7 gols e 4 assistências no sub-20 em 2022, Marlon subiu ao profissional no começo de julho e logo começou a ser relacionado para os jogos. A ideia inicial era levar jogadores da base para as partidas sem necessariamente utilizá-los. Mas uma semana depois, contra o Ituano, já recebeu a primeira chance do então técnico Maurício Souza.
O Vasco em 2022 vem fazendo um processo de transição interessante com os meninos da base. O intuito do clube é que esses garotos transitem entre a base e o profissional antes de serem utilizados de fato. Coordenador técnico de transição do Vasco, Kadu Borges explicou esse processo ao site do clube.
– Estamos trazendo muitos atletas da categoria sub-20 para vivenciarem a estrutura e o ambiente do profissional. (Marlon Gomes e Eguinaldo) têm tido consistência em desempenho, avaliações positivas por parte dos profissionais das categorias de formação em conjunto com aquilo que nós também estabelecemos de critério avaliativo e isso os credenciou para estarem conosco nesse momento. É um processo contínuo e gradativo. Eles estão na categoria profissional, entretanto podem voltar a servir o sub-20 enquanto referências.