Vitor Roma declarou que a nova terceira camisa foi a última ação do marketing vascaíno sob seu comando, mas ele confirma que seguirá na associação.
Luiz Nascimento
O lançamento da terceira camisa do Vasco, ocorrido na última terça-feira, foi um sucesso estrondoso, mesmo com as camisas nem começarem a ser vendidas. As novas peças – duas de goleiros e uma para jogadores de linha, que podem ser intercambiáveis – já estão fazendo sucesso no exterior e chamaram a atenção do Planeta Bola. Porém, o clube planejava lançar as camisas em Portugal.
De acordo com o jornalista Gabriel Rodrigues, do Esporte News Mundo, o clube já vinha trabalhando nos bastidores com a possibilidade de lançar os novos fardamentos na Terrinha. As três camisas lançadas fazem referência às origens lusas do clube e a São Januário, tanto que uma das camisas de goleiro, é na cor vinho, em um tom parecido com que a seleção portuguesa já usou. Outro fator que influenciou no lançamento em terras portuguesas é o fato do time nacional daquele país estar disputando a Copa do Mundo. Porém, nada está perdido. A 777 Partners manteve o planejamento e deve sim, lançar os novos uniformes em Portugal.
A repercussão entre fãs de futebol, especialmente no Twitter, foi grande e muita gente de fora do Brasil ficou babando pelas belas camisas, que começam a ser vendidas amanhã (9/9). E para esse público, uma boa notícia: a Vasco Store, loja online do clube, faz vendas para fora do Brasil também.
“A gente sabe que tem gente de fora do Brasil querendo. A Vasco Store já entrega esse serviço, infelizmente ainda não com um preço razoável. Mas o problema é da questão logística, a gente não conseguiu resolver esse problema. Mas temos a Vasco Store entregando fora do Brasil. A gente sabe que furou a bolha do vascaíno, foi pro mundo todo”, disse o vice-presidente de Marketing e Novos Negócios, Vitor Roma.
E para atender a demanda de lojistas e das lojas Gigante da Colina, o Vasco testou uma estratégia diferente que rendeu muitos pedidos. Quando as camisas 1 e 2 da temporada 2022/23 foram lançadas, o clube fez uma espécie de showroom para apresentar as peças e fazerem os pedidos para suas lojas. Com as novas camisas, não foi diferente e a empolgação dos comerciantes foi tanta que acabou gerando o maior pedido de camisas da história cruzmaltina.
“Foi um pedido incrível, os lojistas acreditaram no negócio. A gente mudou a forma de lançamento da camisa. Eles se empolgaram antes e fizeram pedidos enormes. O maior pedido de lojistas da história do Vasco, por causa da estratégia que a gente mudou, fazendo o showroom antes e mostrando as peças. Eles conheceram e compraram a ideia”.
No entanto, o lançamento dos novos uniformes também marca o fim de um ciclo. Este é o último trabalho de Vitor Roma no comando do marketing do futebol, que passará a ser de responsabilidade da 777 Partners. Ele segue no Cruzmaltino, mas trabalhando no marketing da associação civil.
“Essa é praticamente a minha última entrega do Vasco na frente do marketing do Vasco. Então fico muito feliz pela repercussão, estou muito orgulhoso. A partir de agora vai para outro patamar, porque vai ter mais condições e estrutura para ajudar o time do Vasco que é fantástico e sabe o que fazer. Fico muito feliz por ter atuado na transição do Vasco associação para o Vasco SAF. Posso dizer claramente que é o melhor time de profissionais que tive a oportunidade de trabalhar em toda a minha vida, e olha que eu trabalhei com muitos profissionais de altíssimo gabarito em toda minha vida”.
Conforme informado anteriormente, as camisas serão lançadas amanhã, com preço sugerido de R$ 299,99. A estreia dos uniformes deverá acontecer contra o Náutico, no dia 18/9.