Existem dois xerifes no São Januário. Um deles é um chileno de estatura baixa (1,71 m) que está vivenciando sua primeira experiência no Brasil e foi contratado com grande destaque. O outro é um brasileiro alto (1,91 m) que já foi um ídolo em outro clube do país, o São Paulo, e chegou ao Vasco com pouca expectativa, apesar de seu extenso currículo. Apesar das muitas diferenças entre Medel e Maicon, há notáveis semelhanças.
Ambos são veteranos, durões, experientes e líderes dentro e fora do campo. Medel e Maicon se encaixaram perfeitamente na defesa do Vasco e hoje são ícones de um time que oscila em desempenho, mas nunca desiste de lutar. Embora haja outros personagens importantes na campanha de recuperação, a sobrevivência do clube na Série A depende muito deles. Medel é o capitão, mas Maicon também exerce grande influência no elenco.
+ Próximos jogos do Vasco são fundamentais para o clube; confira
Na vitória sobre o Botafogo na última segunda-feira, a dupla funcionou de forma impecável. Medel e Maicon venceram praticamente todos os duelos contra os atacantes do Botafogo, com Tiquinho Soares e Diego Costa tendo poucas oportunidades.
Ambos foram contratados na mesma época, no final de junho. Curiosamente, a parceria entre eles surgiu de forma acidental. Inicialmente, Medel foi planejado para atuar como volante, mas não se saiu bem no meio-campo em seus primeiros jogos, e o técnico Ramón Díaz o recuou para a defesa, o que se mostrou muito acertado. Por outro lado, Maicon foi trazido como uma opção de banco, um jogador experiente que chegou sem custos para o Vasco. No entanto, ele gradualmente conquistou espaço e oportunidades no time, demonstrando um bom desempenho.
Isso levantou a questão, já que tanto Medel quanto Maicon são destros e atuam como zagueiros centrais pelo lado direito. No entanto, o desempenho falou mais alto, e ambos conquistaram a titularidade. Medel foi deslocado para o lado esquerdo da defesa, e a dupla tem se mostrado muito competente.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Ramón Díaz elogiou a experiência e a tranquilidade que a dupla traz para a equipe, particularmente em um momento complicado e delicado. Eles têm sido fundamentais na transmissão de espírito e agressividade para os jogadores mais jovens do elenco, e a torcida tem aprovado sua atuação.
A dupla de zaga formada por Maicon e Medel iniciou cinco jogos juntos como titulares, com duas vitórias, dois empates e uma derrota. Seu aproveitamento é de 53,3%, e o Vasco sofreu apenas dois gols com eles em campo. Notavelmente, apenas um desses gols foi resultado de uma cobrança de falta de Raphael Veiga.
Os jogos em que atuaram juntos foram contra o Palmeiras, Bahia, Goiás, Cuiabá e Botafogo. Vale destacar que o gol sofrido contra o Goiás ocorreu após a substituição de Maicon.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Por Fábia Anselmo