Após sua chegada em 2018, Leandro Castan se tornou líder do elenco e capitão do time, melhorando os números defensivos do clube que se manteve na primeira divisão na última rodada daquele Campeonato Brasileiro. Em 2019 manteve seu bom desempenho, apesar de sofrer um pouco com lesões. Porém, em 2020/2021, suas atuações têm sido alvo de muitas críticas por parte da torcida.
Além de fazer parte de umas das piores defesas do campeonato, também é muito comentado a parte psicológica do jogador estar pesando para seu desempenho abaixo do esperado, principalmente após a derrota para o Fortaleza, em que falou sobre o sentimento de vergonha depois do jogo. Há uma boa parte da torcida que prefere Ricardo Graça em seu lugar, zagueiro em evolução, mas que perdeu alguns jogos por conta de uma apendicite.
Na última quarta-feira, dia 17 de fevereiro, Castan fez postagem em sua conta pessoal no Instagram em que dizia: “O silêncio não é covardia, é sabedoria de quem aprendeu a confiar em Deus”. Isso porque desde a entrevista contra o Fortaleza, o jogador não deu mais declarações ou entrevistas à imprensa, mas isso também é criticado pela torcida, que vê jogadores mais jovens do elenco assumindo esse lugar em frente às câmeras.
Por: Rick de Castro