Gary Medel terminou 2023 com muita moral com a torcida do Vasco da Gama. Afinal, era o capitão da equipe do segundo semestre que livrou a equipe do rebaixamento. Isso credenciou uma grande confiança da comissão técnica composta por Ramón e Emiliano Diaz, que lhe deram a chave da equipe, como líder.
Mas isso acabou em 2024. No período, o chileno protagonizou confusões, ofendeu segurança, desrespeitou gerente de futebol, companheiros do profissional e da base, e mesmo assim não foi sequer multado pela direção da SAF.
Segundo relatos de quem foi testemunha dos excessos de Medel, ele quase foi preso por tentar agredir um guarda no jogo contra o Água Santa, pela Copa do Brasil. Houve também problemas com o atacante Cauã Paixão, já fora do clube atualmente. Medel se desentendeu com o jovem da base e foi a vias de fato.
O jornalista Diogo Dantas apurou que Ramón e Emiliano protegia Medel, mas tinha aval da SAF. O CEO Lúcio Barbosa em nenhum momento questionou a postura de Medel e, segundo informações, “puxava o saco” do chileno, considerado uma liderança pela comissão técnica. Aos poucos, o desgaste com o elenco aumentou, sobretudo após a saída da comissão técnica.