Jogador havia tomado gancho da Conmebol em 2021 por ter sido pego no antidoping pela Sul-Americana de 2020
Depois de quase dois anos afastado dos gramados, o zagueiro Matheus Miranda já tem data para voltar a jogar pelo Cruzmaltino: 16 de setembro. De acordo com o site Jogada 10, a Comissão Disciplinar da Conmebol informou ao clube de São Januário somente ontem, a sentença definitiva do caso do defensor de 22 anos: um ano de suspensão. Miranda havia sido punido preventivamente em setembro do ano passado, ou seja, cumpriu boa parte do gancho.
Além disso, o zagueiro terá autorização para voltar aos treinos no dia 16 de julho, ou seja, 60 dias antes do fim da suspensão. Desde que foi punido, Miranda teve que se afastar de qualquer instalação do Vasco (seja o CT Moacyr Barbosa ou o complexo de São Januário).
Tudo começou em junho do ano passado, quando um exame antidoping após o jogo contra o Defensa y Justicia, pela volta das oitavas de final da Sul-Americana de 2020, detectou a presença de canrenona, um diurético proibido. Os advogados do zagueiro argumentaram em sua defesa que o suplemento que o jogador usava estava contaminado, o que foi contestado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais.
Em fevereiro de 2022, mesmo sem saber qual seria o a sentença, o clube de São Januário renovou o vínculo de Miranda até o fim do ano que vem. Normalmente, a punição para casos deste tipo é de 720 dias, mas a defesa do jogador conseguiu reduzir o gancho em 50%.
Desde que foi punido, o atleta vem mantendo a forma com um personal trainer, mas daqui a três semanas, pode enfim, retornar ao Club de Regatas Vasco da Gama.
Luiz Nascimento