O zagueiro Yerry Mina, com passagem marcante no futebol brasileiro pelo Palmeiras e seleção colombiana, pode estar muito perto de ser anunciado como o novo reforço do Vasco. Pelo menos é o que garante Euriquinho, ex-diretor de futebol do Cruzmaltino e filho do histórico e controverso cartola Eurico Miranda, que dirigiu o Vasco por muitos anos.
Usando sua conta no Instagram, Euriquinho contou que o presidente Pedrinho acertou a contratação do zagueiro colombiano que está no Cagliari, da Itália. Seu vínculo foi estendido recentemente até junho de 2025. “Mina vindo aí. Vamos com tudo! Saudações vascaínas”, escreveu Euriquinho, que se mostra totalmente certo da negociação.
+ Ex-VP de marketing faz duras críticas ao modelo de SAF do Vasco
Vale lembrar, poucos dias atrás, na apresentação de Alex Teixeira e Souza, o diretor de futebol Marcelo Sant’Ana foi perguntado sobre se o zagueiro estaria ou não na mira do Vasco da Gama para o restante da temporada. Marcelo a todo tempo tentou desconversar sobre a situação:
– Vamos curtir o momento primeiro aqui. A gente precisa ter uma respirada nos anúncios. A gente estava vindo de uma sequência de anúncios tão bonita que daqui a pouco até eu estava chorando já.
Vale lembrar que por ser uma SAF quebrada financeiramente, o vazamento de informações pode ser muito prejudicial ao Vasco da Gama, já que outros times podem abrir o olho e entrar na briga pelos reforços. Tudo nesta janela dentro do Vasco vem sendo tratado com muita cautela e calma pelos diretores, executivos e quem participa das negociações. Os nomes são guardados a 7 chaves.
Em entrevista para a imprensa no dia 19, o jogador comentou sobre os rumores de um possível retorno ao futebol brasileiro. Mina tem passagem pelo Palmeiras entre 2016 e 2017.
– Não, não é segredo que muitas seleções brasileiras estão interessadas, mas estou tranquilo, estou tranquilo no momento. O Cagliari exerceu a opção de compra, então estou tranquilo, esperando para ver o que meu representante André me conta e vou aproveitar as férias. Neste momento estou no modo ‘desligado’.
O zagueiro tem contrato com o clube italiano até 30 de junho de 2025, o que torna a negociação mais difícil. As opções estão sendo consideradas, mas a prioridade do jogador é permanecer na Europa, segundo o jornalista colombiano Pipe Sierra. Com 43 jogos pela seleção colombiana, Mina tem 1,95m de altura, está com 29 anos e acumula passagens também por Deportivo Pasto, Independiente Santa Fe, Palmeiras, Barcelona, Everton e Fiorentina.
Opções do Vasco para a zaga
O setor defensivo vai ser prioridade do Vasco essa janela de transferências. Apesar de confiança nas laterais, o presidente Pedrinho e o departamento de futebol entendem que mais um zagueiro é necessário para encorpar o elenco. No momento, Maicon e Léo são os principais nomes na função e vem atuando com titular, mas sofrem com muitas desconfianças por parte da torcida.
Um nome que é aprovado pelos vascaínos é João Victor. Não à toa, o jogador vinha sendo a peça mais regular da zaga vascaína nos primeiros jogos de Rafael Paiva, mas se lesionou e precisou ficar bastante tempo fora. A expectativa é que João Victor só volte na partida contra o Criciúma, daqui alguns dias. Ele teve um problema no joelho um pouco mais complicado que necessita de mais tempo para se recuperar.
Outras opções no elenco vascaíno são Robert Rojas, que veio do River Plate no início do ano, e o zagueiro Lyncon, que vem da base do Vasco. Os dois estão sem ritmo de jogo e não jogaram muito no ano, então, no momento, são opções pouco confiáveis para o torcedor.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News