Treinador também comentou sobre time não sofrer gols pela primeira vez na temporada
Zé Ricardo gostou do que viu. Decerto, na entrevista coletiva após a vitória contra a Portuguesa, por 1 x 0, o treinador avaliou a partida e a postura do time, que passou sem sofrer gols pela primeira vez no ano. Decerto, o comandante também já começou a projetar o clássico, no domingo (13), contra o Botafogo:
“Vitória difícil contra uma boa equipe e que nos dá confiança para enfrentar o primeiro clássico da temporada. De forma geral, achei a equipe bem postada em campo. A pressão do adversário é normal nessa condição, o fato é que precisamos valorizar os três pontos, primeira vez que não sofremos gol na temporada. Estudamos muito a Portuguesa, a gente precisava de paciência para trabalhar a bola. Traçamos uma estratégia que ele, principalmente no segundo tempo, tentaram cumprir bastante. Chegamos no pênalti a partir de uma movimentação que já estava pedindo e treinamos para esse jogo. Vamos descansar e nos preparar para o Botafogo”.
Confira os melhores momentos de Vasco x Portuguesa
Vitória com sofrimento, mas com novas perspectivas para Zé
Em suma, a partida se mostrou difícil durante os 90 minutos para o Vasco. Ainda assim, Zé Ricardo pontuou coisas positivas, como a posse de bola, que pela primeira vez, foi maior para o cruzmaltino. Além disto, o teste mais complicado até agora, vai moldando a estrutura do time, e o treinador saber que terá diversos adversários assim pela frente, principalmente na Série B:
“Uma reação de uma equipe que se posta bem, a Portuguesa joga num 4-2-4 com os dois externos na linha dos dois atacantes, diferente da maioria das equipes que jogam com duas linhas de quatro. Esses dois jogadores pressionam muito o lado do campo e conseguem também fechar bem o centro do campo, onde esperam roubar a bola e sair para o ataque. Entendíamos que era preciso muita paciência. A posse pra mim diz pouco, eu prefiro uma equipe vertical, mesmo que a equipe corra riscos. O memento é tentar ser ofensivo, com um futebol mais atrativo e mais coragem. Hoje foi um jogo diferente de acordo com o que o adversário propunha. Eles entenderam o jogo e cumpriram o que eu pedi.
Quando a gente montou o planejamento, pelos problemas no início, a gente sabia que lá pela quarta, quinta rodada estaríamos finalizando nossa pré-temporada. Quis o destino que jogássemos contra uma equipe muito treinada, precisamos ter paciência, número de passes certos chegou a 93%, porque era o que tínhamos que fazer, rodar a bola e não ficarmos nervosos. Depois do gol, tínhamos que ser inteligentes para ter mais a posse, sofremos ali no fim. A equipe amadureceu com esse jogo. Outros jogos vão se desenhar dessa forma, todo processo tem correções a serem feitas. De forma geral, acho que terminamos a partida com um degrau a mais. A gente está caminhando pra frente”.