Zé Ricardo chega ao Vasco para novamente “trabalhar bem a defesa”, que foi uma das piores no último Brasileirão
De volta ao Vasco, o técnico José Ricardo Mannarino, mais conhecido como Zé Ricardo, aceitou a proposta da diretoria cruzmaltina e será o comandante do time em 2022. A primeira passagem do treinador foi boa, ao todo foram 34 jogos com 15 vitórias, 11 empates e 8 derrotas.
Em entrevista antes da estreia contra o Grêmio, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, o treinador deixou claro a missão de “trabalhar bem a defesa” e citou a movimentação em campo e a instrução de fechar bem os espaços enquanto o time estiver sem a bola, naquela ocasião o Vasco derrotou o Grêmio, em São Januário, por 1 a 0, gol marcado por Mateus Vital. O treinador destacou que a equipe saiu vitoriosa porque cumpriu o que foi pedido principalmente na parte defensiva. “O time jogou de forma humilde, sabíamos da qualidade do time adversário e trabalhamos em cima disso para sairmos vitoriosos”.
Vale ressaltar que em 2017 o técnico levou o Vasco ao G6 do Brasileirão, fazendo o time disputar a Libertadores em 2018. É dentro desse retrospecto que o torcedor tem sentido confiança o suficiente para acreditar em 2022. Zé Ricardo terá uma missão árdua, já que este foi o pior ano de existência do Vasco em termos de futebol. Vasco ainda busca mais dois nomes para o futebol, sendo um CEO de futebol e um diretor executivo.
O Papo na Colina foi atrás de números dos últimos trabalhos do treinador. Em 2019 foram 20 jogos, 7 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, e o detalhe curioso é que o treinador passou por 3 clubes neste mesmo ano: Botafogo, Fortaleza e Internacional. Em 2020, Zé Ricardo não atuou como treinador, porém, em julho de 2021 foi contratado pelo Qatar Sports Club. Pelo Qatar SC foram 5 jogos, 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. Dados do SofaScore.