A resposta histórica agora eternizada em canção.
O Club de Regatas Vasco da Gama segue realizando ações relativas às celebrações em memória do dia 7 de abril de 1924, quando escreveu uma carta histórica ao presidente da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos). A carta é conhecida como “resposta histórica”, nela o Vasco se negou a eliminar dos seus quadros 12 (doze) jogadores, notadamente negros, pobres e operários e preferiu desistir da AMEA. Seguindo as suas comemorações o Club publicou nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (15 de abril), um vídeo com um samba intitulado “Resposta Histórica”.
Por Antonio Ferreira Silva Filho
A ação conta com a participação de personagens ilustres do samba carioca que em razão do propósito da gravação não cobraram valores e realizaram seus trabalhos voluntariamente, doando assim as suas contribuições a um movimento histórico e verdadeiro em favor da diminuição das desigualdades sociais, o Club de Regatas Vasco da Gama é pioneiro na luta e na inclusão de negros, pobres e operários no esporte e suas ações, verdadeiramente históricas, servem e servirão, por toda uma vida, para a motivação de que pessoas comuns usem do esporte, com a finalidade de transformar suas vidas.
É interessante observar que a letra do samba foi escrita em forma de carta e se utilizou da linguagem da época, propositadamente, para fazer referência ao documento histórico assinado pelo presidente do Club naquela ocasião, o Sr. José Augusto Prestes e que contava com a chancela da sua Diretoria. O Vasco em sua carta, bem como na letra do samba atual, deixa claro a sua recusa em retirar seus jogadores.
O samba conta com as seguintes assinaturas: composição de Fernando Paiva e Tuco Pellegrino; texto de introdução de Tanguy Baghdadi. Músicos, editor do clipe e locutor realizaram os seus trabalhos voluntariamente. São eles: Beto Amaral (pandeiro), Eduardo Henrique Carvalho (locução), Inácio Nehme (edição do vídeo), João Camarero (violão 7 cordas), Lucas Arantes (cavaquinho), Pedro Romão (surdo, tamborim, reco e caixa), Tanguy Baghdadi (texto da introdução) e Tuco Pellegrino (voz).
Veja o vídeo divulgado pelo clube abaixo:
#DiaDeVasco pic.twitter.com/tXEGsZkvCF
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 15, 2021