VP de marketing do Vasco, Vitor Roma fala sobre a estratégia da TV Globo na transmissão dos jogos no Brasileirão na Série B de 2021.
Mesmo estando na Série B em 2021, o Vasco terá tratamento de Série A, pelo menos no que diz respeito às transmissões do Premiere, canal de Pay-Per-View de futebol do Grupo Globo.
O Vasco será o time com mais jogos (7) sendo exibidos apenas no serviço para assinantes nas dez primeiras rodadas do nacional. Ficando na frente de Palmeiras (6) e Flamengo (5).
Já na primeira rodada, a estreia do cruz-maltino contra o Operário será transmitida pelo canal, no dia 29 de maio, às 11h.
Ao mesmo tempo, a Globo também quer que o Vasco esteja na TV aberta e irá transmitir duas partidas em Junho, nas tardes de domingo e noites de quarta-feira.
Segundo a coluna do Gabriel Vaquer, do UOL, a estratégia para o PPV tem dois motivos. Primeiro pelo fato de a torcida do Vasco ser uma das cinco maiores em número de assinantes do Premiere, com cerca de 7% do total de clientes.
O segundo, e mais importante para o clube, é que o Vasco abriu mão do contrato habitual da Série B. A Globo paga um valor por ano para a CBF pelos direitos da competição, num contrato que vale até 2022. Porém, os clubes que possuem acordos de PPB podem optar por abrir mão deste formato e receber apenas o dinheiro arrecadado pelas assinaturas, como escolhido pelo Vasco.
Dessa forma, o Vasco espera faturar entre R$15 milhões e R$18 milhões este ano apenas com assinaturas da sua torcida.
Ao canal Atenção Vascaínos, o VP de Marketing e Novos Negócios, Vitor Roma, comentou a estratégia da emissora:
– Não é estratégia. O Vasco tem contrato com a Globo e a Globo tem o direito de passar os jogos do Vasco, mesmo na Série B, no canal aberto. É uma questão de cumprimento de contrato. É claro que isso nos ajuda, no sentido de desmistificar o fato de quando se vai para a B [Série B], não tem exposição de marca. O Vasco tem, porque o Vasco é o gigante da B. O Vasco faz a B se tornar um produto muito maior. – disse Vitor.
Ele também usou seu twitter para falar sobre o assunto:
Vasco vai estar no horário da série A pq afinal dá mais audiência do que a grande maioria dos que lá estão.
Isso é recado importantíssimo que a Globo da ao mercado
O Vasco na série B carrega a série B. E em breve vai voltar a ser um dos que carregam a série A também.
— Vitor Roma (@vm_roma) May 14, 2021