Em matéria exclusiva do Papo na Colina, Liga dos clubes brasileiros está próxima de acordo e poderá entrar em vigor já na próxima temporada.
Na noite desta quinta-feira (15), o Papo na Colina teve acesso a um artigo importantíssimo não só para o Vasco, como para o futebol brasileiro. Sendo assim, foram explicitados importantes informações sobre o futuro financeiro e de transmissão sobre a Liga, que já poderá estrear na próxima temporada. Para saber mais, leia abaixo:
A Liga e acordos com a Globo e CBF:
É cada vez mais provável que a Liga estreie no ano que vem. O que pode impedir? Eleições na CBF e o ambiente político na Confederação.
Sendo assim, o departamento financeiro do Vasco está viabilizando economicamente a liga (apenas economicamente), em conjunto com outros clubes. No entanto, a situação está complicada, os clubes já estão em busca de um fundo de investimento vindo do exterior, sendo este já em processo avançado. Dessa maneira, tal fundo faria um investimento e apenas receberia retorno daqui alguns anos.
Dentro da reunião dos clubes, foi tido como exemplo o arrecadamento da Premier League: antes, a liga inglesa arrecadava em torno de 300 milhões de libras, sendo hoje um lucro em torno de 2 bilhões de libras. Dessa forma, patrocinadores para o tal fundo de investimento iriam ter uma espécie de garantia financeira de retorno do investimento, sobre um provável sucesso da Liga. Com isso, a CBF será apenas responsável pela Seleção, Copa do Brasil e Séries C e D. Tal responsabilidade, de maneira parecida, acontece em solo alemão com a DFB e na Inglaterra, com a FA.
Qual é o posicionamento do Grupo Globo sobre a Liga?
Inicialmente, a Globo está em uma espécie de teste/avaliação. Segundo fontes, antigamente a emissora não acreditava que o futebol rendia tanto financeiramente de maneira direta, devido a influência enorme da cadeia de programação da emissora. Ou seja, toda rede de programação da Globo recebia um alto capital indiretamente com o futebol, apesar do esporte – de maneira solitária – receber pouco, em relação ao alto gasto em transmissão e incentivo aos campeonatos nacionais. Foi tido como exemplo o caso do Flamengo, que a cada partida televisionada recebia 5 milhões de reais.
Potencial da Liga
Segundo o Esporte News Mundo, uma fonte dentro de um dos clubes divulgou uma imagem de um projeto discutido, em que se especula uma receita que vai de R$1,9 a R$2,8 bilhões. Dessa forma, antes dito nesta matéria, existe uma imensa inspiração na liga mais famosa do mundo, Premier League.
O Blog do Rodrigo Capelo, no ge, também divulgou com exclusividade mais informações sobre as propostas de três interessados em operar a Liga.
Vale lembrar que os clubes seguem em constantes reuniões a cada mês. Embora os clubes de maior influência atual no futebol nacional liderarem a Liga, todos os clubes times participantes da segunda divisão também participaram e aceitaram o acordo.