Novas regras limitarão contratações em qualquer período do ano e muda planejamento das equipes
Por: Tainá Conde
Atendendo uma exigência da FIFA, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), encaminhou um ofício aos clubes e federações estaduais, comunicando a criação de uma janela nacional de transferências que entrará em vigor na próxima temporada. No primeiro momento, as janelas serão válidas somente para os clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro Masculino, podendo ser estendidas para outras divisões em 2023.
Entenda como irá funcionar
A primeira janela será entre os dias 19 de janeiro e 12 de abril, período em que acontecem os campeonatos estaduais. O prazo para as transferências no segundo semestre, ocorrerão entre 18 de julho e 15 de agosto. Nenhuma transação nacional poderá ser realizada fora desses prazos, incluindo novos empréstimos e retorno de jogadores emprestados. A única exceção são atletas sem contratos ou que vieram da base, além de transações internacionais.
Segundo Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro, Transferência e Licenciamento de Clubes da CBF, os períodos de transferência internacional e nacional irão coincidir, sob as mesmas regras e exceções. E isso irá obrigar a melhora na gestão dos elencos, já que o clube terá que utilizar o mesmo time por três meses até a abertura do período seguinte.
As mudanças serão oficializadas nos próximos dias no Regulamento Nacional de Registro e Transferência.