Com o título da Super Copa da Espanha, conquistado sobre o Athletic Bilbao, o lateral-esquerdo do Real Madrid, Marcelo, igualou o maior vencedor de títulos da história dos merengues: Paco Gento. O espanhol conquistou, para se ter uma ideia, 6 Champions Leagues (de 1956 a 1960, e outra em 1966) com a camisa madridista.
Falecido hoje, 18 de janeiro de 2022, ele esteve em campo na derrota para o Vasco da Gama por 4-3 pela final do Torneio de Paris de 1957. A dupla de ataque do Real Madrid na ocasião era Di Stéfano e Gento. No torneio estiveram, sem dúvidas, os melhores do mundo, e o Vasco venceu!
O Real fez 1-0 lógo no comecinho da partida, e o Vasco virou com gols de Marciano e Vavá, aos 20 e aos 32. Também no início da segunda etapa, Mateos voltou a igualar o placar, mas com gols de Livinho e outra vez Valter Marciano, aos 21 e aos 39, definiram o título para o Vasco da Gama. Kopa ainda diminuiu perto do fim, mas já era tarde.
O Expresso da Vitória mostrou ao mundo que aquele Real Madrid, que varreu a temporada europeia, não era imbatível.
As equipes entraram em campo para a final com:
Real Madrid: J. Alonso; Torres, Marquitos (Santamaría), Lesmes; Muñoz e A. Ruiz; Kopa, Mateos, Di Stéfano, Rial (Marsal) e Gento.
Vasco: Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Valter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga.
Foto destacada: Jornal dos Sports