Vasco e Flamengo voltam a se enfrentar no próximo domingo (5), desta vez em situação muito diferente do último clássico dos milhões pelas semifinais do Campeonato Carioca de 2022, em que ocorreu a famosa promessa de Josh Wander, fundador e sócio-diretor da 777 Partners, de que seria o último confronto entre os rivais com tamanha desvantagem financeira para o cruzmaltino.
Independente do resultado do jogo, o fato é que hoje o Vasco está no mercado e se tornou o segundo time com mais investimento do Brasil nesta janela de transferências, o mais próximo do Flamengo, que lidera o ranking. É a primeira vez em muito tempo que o Vasco entra em condições de disputar contra o seu maior rival, mesmo ainda em meio a um processo de construção da SAF.
Em campo, o Flamengo vem em um momento de baixa após ser desclassificado em três campeonatos consecutivos, com desgaste físico e psicológico e ter o trabalho do técnico Vítor Pereira bastante questionado por sua torcida. O Vasco, por outro lado, vem no embalo de duas goleadas e da quebra de jejum no clássico contra o Botafogo, com suas novas peças se encaixando e com o técnico Maurício Barbieri conseguindo implementar seu trabalho tático.
+ Confira a provável escalação do Vasco contra o Flamengo
Barbieri concedeu entrevista exclusiva ao programa Seleção SporTV nesta quinta-feira e projetou o duelo do domingo. Apesar dos momentos distintos, Maurício Barbieri descarta favoritismo do Vasco:
“É uma oportunidade de enfrentar um grande adversário que, independente de momento, é uma equipe de altíssimo nível. Quero ver como vamos nos comportar diante de um adversário desse nível”, disse o comandante.
*São contextos e realidades diferentes, mas a pressão pelo resultado a gente também tem, queremos fazer um grande jogos sair com uma vitória. Nós mesmos nos colocamos uma pressão sadia e positiva. Do outro lado, até pela circunstância, tem uma pressão, mas acho que depois que começa o jogo isso fica do lado de fora”, acrescentou.
+ Andrey Santos é convocado para a Seleção Brasileira
Com mais dois dias de treinamento pela frente, Barbieri contou que ainda vai trabalhar em cima da escalação da equipe. O técnico terá, por exemplo, um reforço de última hora: Andrey Santos teve sua inscrição finalizada nesta quinta-feira e estará à disposição para o clássico.
“Eu preciso fazer uma avaliação do Flamengo e entender os pontos fortes, é uma equipe com grande capacidade de decisão, com muitos jogadores que podem fazer diferença, e ao mesmo tempo precisamos manter a identidade contra adversários deste nível. Que consigamos manter a intensidade e a agressividade, mas precisamos atenuar as qualidades do adversário. Não consigo dizer de qual jeito vamos jogar, mas precisamos de equilíbrio para fazer um grande jogo e buscar a vitória”, disse.
Emprestado até o início de julho, Andrey Santos reforça o Vasco praticamente sem ter ido embora, já que o volante foi negociado com o Chelsea em janeiro. Barbieri já falou mais de uma vez sobre o privilégio de trabalhar com o jogador de 18 anos e, nesta quinta, disse que o desafio é elaborar um sistema que não seja dependente dele.
“Acho que o maior desafio é conseguir colocar o Andrey pra jogar, fazer com que ele ajude sem criar uma dependência dele. Se a gente criar essa dependência seria um cenário desequilibrado. O desafio é fazer com que ele entenda nossa forma de jogar e possa ajudar a gente a ser mais competitivo sem criar independência”, disse o treinador.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
“Em relação ao grande número de jovens, para mim é uma satisfação trabalhar com jogadores nesse processo de transição. É um processo, cada ser humano reage de uma forma diferente, o grande desafio é lidar com cada um como indivíduo. O Andrey e o Marlon vêm da Seleção e acabam tendo uma maturidade maior. O desafio é conversar, atenuar as diferenças, fazê-los entender que é um processo, que em alguns jogos vai encaixar e outros não. Com o tempo ficarão mais consistentes”, acrescentou ele.
Barbieri também comentou sobre o início promissor de temporada de Alex Teixeira e da busca do clube por reforços.
“Nessa temporada o Alex conseguiu ter um tempo maior de preparação, para trabalhar também o físico, mas ele também está encontrando uma equipe cada vez mais encaixada e organizada, isso lhe permite fazer com que seu jogo flua melhor”, disse.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
“Eu tenho certeza que a gente precisa de mais reforços, estamos trabalhando nesse sentido. Não consideramos o elenco fechado, ainda estamos em processo de formação. A gente ainda não completou essa fase, estamos construindo uma forma de jogar com esse elenco, mas entendemos que precisamos de mais peças. É uma felicidade ter o retorno do Andrey, mas sabemos que tem um prazo de validade e precisamos nos preparar para a eventual saída e para trazer mais reforços. Estou feliz com o que o elenco tem apresentado, com a assimilação e a entrega. Mas os desafios serão maiores daqui pra frente e precisamos estar preparados”, concluiu.
Vasco enfrenta o Flamengo no próximo domingo (04/03) para definir sua vida no campeonato carioca, para o Vasco vale a classificação, para o Flamengo vale o título da Taça Rio, e para os torcedores vale a expectativa de um jogão.
Por Lucas Batista