O Vasco está de cara nova e, no renovado elenco, os muitos reforços oscilam entre boas e contestáveis atuações.
O quesito resultado não está em alta em São Januário. O time está eliminado da Copa do Brasil 2023 e do Carioca. No entanto, os reforços representaram um aumento na régua de exigência.
O Globoesporte.com fez um balanço individual dos atletas do Vasco da Gama. Veja:
Léo Pelé, Pumita Rodríguez, Piton, Alex Teixeira e Jair são os que estão em alta. O zagueiro foi o mais regular do Vasco até aqui. Puma, apesar da oscilação e da má atuação nas semis, deu outra cara à lateral direita e marcou um golaço contra o grande rival. Piton tomou de conta da lateral esquerda e foi o melhor cruzador do Carioca. Teixeira recuperou sua forma e seu futebol, marcando contra Fla e Bota. Jair, apesar de ainda não estar 100% fisicamente, acrescentou qualidade ao meio.
Gabriel Pec, Rodrigo, Barros, Erick Marcus e Miranda foram os que ganharam espaço. Os jovens vascaínos conquistaram o torcedor em muitos jogos. Pec, por exemplo, foi quem mais atuou na temporada ao lado de Pumita e é vice-artilheiro do time no ano. Rodrigo conquistou lugar com muita aplicação tática e marcação. Barros provou sua força e Erick Marcus muita desenvoltura nas ações pelas pontas. Miranda, após muito tempo afastado, voltou e apresentou melhora e mais segurança.
Em oscilação, estão Capasso, Andrey Santos, Léo Jardim, Nenê, Figueiredo, Pedro Raul e Marlon Gomes. Nesta parte da lista estão nomes entre os mais badalados do elenco. Pedro Raul, por exemplo não vem fazendo os muitos gols que dele esperavam. E perdeu cobrança de pênalti decisiva contra o ABC, a terceira do trimestre. Leo Jardim oscila entre lances plasticamente atrativos e insegurança em outras. Mesma situação de Capasso e Marlon Gomes, quem às vezes tem feito a ponta e não tem rendido. Andrey Santos desde o retorno não tem apresentado bom futebol. Figueiredo não tem sido aproveitado.
Sem muita chance, estão Orellano, Ivan, Paulo Victor, Robson, De Lucca, Paulo Henrique, Edimar e Anderson Conceição. Chama a atenção a presença de Orellano, reforço mais caro até agora e que, muito também pela sua fragilidade física, não vem rendendo. Assim como Pedro Raul, perdeu pênalti contra o ABC. Outros atletas são reservas imediatos de posições que hoje têm verdadeiros donos no elenco.
Em baixa, estão Galarza, Zé Gabriel e Eguinaldo. Zé Gabriel não tem a confiança de Maurício Barbieri, e Galarza, apesar de titular em uma das partidas contra o Flamengo, não goza de muito prestígio. Egunaldo é um jovem que não vem apresentando condições de mostrar que pode entrar e fazer os gols para decidir uma partida.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News