Com dificuldades para se firmar no Campeonato Brasileiro, o Vasco enfrenta uma situação delicada na Série A. Após 13 jogos disputados, o Cruzmaltino acumula somente nove pontos, atualmente na 18ª posição e na zona de rebaixamento.
No clássico contra o Botafogo, no último domingo (2), o Gigante da Colina amargou sua 14ª derrota em apenas 31 jogos disputados nesta temporada, representando uma taxa de 45,1% de insucessos. Vale ressaltar que oito dessas derrotas ocorreram especificamente no Campeonato Brasileiro. Apesar de terem se passado apenas seis meses em 2023, o Vasco está perigosamente próximo de igualar o número de derrotas registrado em todo o ano anterior, ficando a apenas uma derrota de igualar a marca negativa de 15 derrotas em 2022, representando uma taxa de 28,3%.
+ Tem vaga? Diego Pituca pode sair de time japonês; saiba valor da multa
Considerando todas as competições e amistosos realizados até o momento, o Vasco apresenta um aproveitamento de apenas 42% neste ano, uma queda significativa em relação aos 55% registrados na temporada passada, quando estava na Série B. O rendimento atual remonta a 2020, quando encerrou o ano com um aproveitamento de apenas 39%, e com o quarto rebaixamento do clube.
Vasco em 2023
- 31 jogos
- 11 vitórias
- 6 empates
- 14 derrotas
- 42% de aproveitamento
- 41 gols marcados
- 39 gols sofridos
+ Vasco aposta em novos reforços para sair da zona
De acordo com uma análise realizada pelo Departamento de Matemática da UFMG, o Vasco enfrenta uma situação delicada, com 61% de chances de ser rebaixado para a Série B. Para evitar esse desfecho, o Cruzmaltino precisa fazer 36 pontos nos próximos 25 jogos do Brasileirão para chegar em 45.
Ou seja, um aproveitamento de 48%.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.