O Vasco vem lutando para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro na próxima temporada e os resultados dessa briga podem e vão influenciar diretamente em outra preocupação do clube: a renovação de contrato dos jogadores. Atualmente, 12 atletas do plantel possuem vínculo até dezembro deste ano e alguns com metas a serem alcançadas para seguir no Cruzmaltino por mais um ano.
É o caso de Rossi, por exemplo. Apesar de ter contrato apenas até o final do ano, o jogador terá seu contrato renovado automaticamente caso o Vasco não seja rebaixado no Campeonato Brasileiro. Em caso de queda, tudo depende de conversas entre as partes para se acertarem em relação à bases salariais e tempo de vínculo.
Já Robson, Iván e Praxedes passam muito pela situação que a equipe vai viver em 2024. Os três casos, para seguir, precisam ser adquiridos de forma definitiva. O defensor ainda está em avaliação com a comissão técnica e com a diretoria e tem seus direitos ligados ao Nice-FRA. Um novo empréstimo não está descartado.
O Vasco já demonstrou interesse na contratação de Bruno Praxedes e estuda seriamente uma compra em caso de permanência na Série A, já que jogador é muito bem avaliado pelo treinador Ramón Diaz. Porém, um rebaixamento, diminuiria drasticamente o orçamento da equipe para 2024, o que inviabiliza a contratação.
Com vínculo perto do fim, Zé Gabriel também vira uma opção muito forte para renovação ao término de seu contrato. Antes descartado pela diretoria do clube, o jogador ressurgiu com a chegada de Ramón Diaz e hoje é titular incontestável do Vasco, ganhando muitos elogios dos torcedores nas últimas partidas.
Dois nomes que não irão renovar são o zagueiro Miranda e o atacante Alex Teixeira. O jovem defensor não agradou a comissão técnica e as conversas para renovação sequer iniciaram-se. Alex, por sua vez, está em fim de ciclo no clube e não vai continuar. Com um dos salários mais altos do elenco, a diretoria entende que a saída de Alex Teixeira pode abrir espaço para uma contratação de mais impacto e que agrade mais a comissão técnica. Ramón Díaz deve indicar alguns nomes ao final do ano.
Por fim, Maicon e Sebastián tem suas situações tratadas como incógnitas. Apesar de ter chegado ao clube rodeado de muitas críticas, o experiente zagueiro vem cumprindo seu papel e se mostrando um bom reserva, além de líder de vestiário. Já o atacante vem sendo opção frequente de Ramón Diaz no segundo tempo, apesar de ainda não ter marcado gols. O Vasco não deve exercer o direito de compra, já que ele está emprestado pelo Houston Dynamo, mas um novo vínculo não está descartado.
+ Dois jogadores do Vasco são convocados para a disputa da Copa do Mundo Sub-17
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News