Desde que Ramón Diaz chegou no Vasco da Gama, a jovem promessa Rayan vem perdendo espaço entre os relacionados no Campeonato Brasileiro. Com a ausência de Pablo Vegetti, era o momento perfeito pro jovem entrar vindo do banco e ser o reservar imediato do argentino, mas o garoto tem apenas 17 minutos em campo junto com Ramón.
Tudo começou na partida contra o Internacional, ainda no primeiro turno. Sem muitas alternativas devido a um trabalho muito ruim, Maurício Barbieri tentou dar sua última cartada e escalou Rayan de titular no lugar de Pedro Raul. O garoto representa a maior joia da base vascaína na atualidade e não desperdiçou a chance: foi autor do gol do Gigante da Colina naquele dia.
Mas desde a chegada de Ramón, o espaço diminuiu. Existe uma certa resistência do treinador argentino em utilizar garotos tão novos da base em momentos de pressão como os vividos pelo Vasco recentemente. Rayan ainda está em processo de transição, e a fase complicada do Vasco exige cautela. Além disso, o Vasco contratou dois jogadores mais experientes para a posição: Pablo Vegetti e Sebastian Ferreira.
Após entrar nos jogos contra Botafogo e Cruzeiro, pelo Brasileirão, Rayan desceu para disputar a final do Campeonato Carioca Sub-20, contra o Flamengo – o Vasco foi campeão nos pênaltis. Isso faz parte de um cronograma normal no Vasco da Gama, onde o atleta altera entre profissional, para ir se adaptando, e base, para não perder ritmo de jogo.
O departamento de futebol do clube entendeu que, em momento de grande pressão do time, era melhor Rayan continuar a formação na base. No sub-20, o atacante atuou em três jogos da Copa do Brasil e em outros três do Torneio OPG, todos como titular. Nas seis partidas, marcou quatro gols.
Hoje, o Vasco enfrenta o Cuiabá, às 17h, na Arena Pantanal. A expectativa é que, com a suspensão de Pablo Vegetti, Sebastian Ferreira assuma a vaga entre os 11 titulares.
+ Vasco: Veja as mudanças de Ramón Díaz para enfrentar o Cuiabá
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News