O Vasco estará frente a frente com sua partida mais importante do ano na próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Uma vitória praticamente elimina o risco do Cruzmaltino ser rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, mas uma derrota revive o Cruzeiro na briga.
O Vasco já está há 6 anos sem saber o que é ganhar da equipe celeste em Belo Horizonte. A última vitória foi em 2017, em jogo emblemático para os vascaínos, 1×0, com gol do zagueiro Paulão, o que nos ajudou na classificação para a Pré-Libertadores desse ano. Martín Silva e Anderson Martin fizeram grande partidas e garantiram o resultado em prol do Gigante da Colina.
Coincidentemente, o técnico que venceu o Cruzeiro pela última vez em Minas Gerais, no comando do Vasco, foi Zé Ricardo, recém demitido da Raposa, após a sequência de resultados ruins no Brasileirão. Depois disso, foram cinco jogos, com três vitórias do Cruzeiro e dois empates. Inclusive, as vitórias da Raposa foram nos últimos três confrontos: dois válidos pela Série B do Campeonato Brasileiro e um pela Série A, em 2019. Em 2018, o empate em 0 a 0, foi pela fase de grupos da Copa Libertadores.
Hoje o Vasco da Gama soma 40 pontos, 3 a mais que o Cruzeiro, com 37. A equipe mineira ainda tem um jogo a menos, contra o Fortaleza, no Castelão. Mesmo com uma vitória e igualando os pontos ao Vasco, o desempate favorece o Gigante da Colina devido ao número de vitórias, o que complica ainda mais a situação do clube de Minas.
Mas o torcedor também tem dados que possa se apoiar nesta temporada. Em dois jogos em Minas disputados em 2023, contra a Atlético Mineiro e América-MG, duas vitórias. Além disso, a equipe fez 12 dos 12 pontos disputados contra esses rivais, apesar de ter perdido no primeiro turno contra o Cruzeiro, em casa.
+ Confira arbitragem de Cruzeiro x Vasco pelo Brasileirão
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News