Por conta de lesões, a diretoria do Vasco da Gama ligou um alerta e intensificou suas buscas no mercado de transferências visando qualificar o elenco para a sequência de temporada. Um exemplo de jogador que está tendo um longo período de tempo longe dos gramados é João Victor, zagueiro de 26 anos.
João Victor sofreu uma lesão no joelho direito no dia 29 de junho, no empate com o Botafogo, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. O defensor está evoluindo bem, mas ainda ficará afastado dos jogos de duas a três semanas.
+ Jogador do Vasco sai na bronca com Claus e faz acusação ao árbitro
O tratamento segue conforme o planejado pelo departamento médico do Vasco. A estimativa para esse tipo de lesão é de até seis semanas afastado. O atleta já iniciou atividades no campo, porém, quase sem contato com a bola. No entanto, a recuperação é considerada rápida.
Segundo o cronograma, João Victor deverá estar disponível na 22ª rodada do Brasileirão, contra o Fluminense, ou no jogo subsequente, contra o Criciúma. O jogador ser relacionado pelo técnico Rafael Paiva dependerá principalmente de suas condições físicas na fase final da recuperação, podendo ocorrer antes do clássico, dependendo das avaliações dos médicos e de sua evolução.
Vasco busca zagueiro no mercado
Com o afastamento de João Victor, o Vasco tem como prioridade a contratação de um zagueiro com o mesmo calibre de João. Até o momento, o clube de São Januário apresentou quatro reforços nesta janela (Philippe Coutinho, Alex Teixeira, Emerson Rodríguez e Souza), todos atuam do meio para frente.
De acordo com o Globo Esporte, o presidente Pedrinho está em negociações com um zagueiro que, de acordo com ele, chegaria para ser titular ao lado de João Victor. O nome ainda não foi revelado e as conversas seguem em estágio inicial.
+ Torcida do Vasco esculacha estreia de jogador: “Pior que eu já vi”
Nas últimas semanas, o Vasco negociou com outros dois zagueiros: André Ramalho e Pepe. André Ramalho optou acertar com o Corinthians, por conta do salário. Já Pepe, que aprovou a investida do Vasco, mudou de ideia pois a família temia a violência no futebol brasileiro.
Desconfiança na zaga
Com a ausência de João Victor e sem a chegada de reforços para a zaga, a dupla titular se firmou com Maicon e Léo, que foram titulares em quatro dos últimos cinco jogos. Com os jogadores em campo, o Vasco não foi vazada em três dessas partidas.
No entanto, a torcida vascaína segue com desconfiança com a dupla por conta dos erros cometidos no início do Campeonato Brasileiro. A atuação mais marcante foi na goleada sofrida para o Flamengo, no Maracanã, na estreia de Álvaro Pacheco.
Porém, com Rafael Paiva sob o comando da equipe, os parceiros subiram de produção e fizeram confrontos seguros, principalmente em São Januário. Outros zagueiros utilizados pelo interino foram Robert Rojas e Lyncon, do sub-20, que tiveram atuações elogiadas por torcedores.
“Eu acho que o nosso crescimento, a nossa evolução passou muito pelo setor defensivo também. Eu sempre falei que a gente precisava buscar o equilíbrio. A gente estava sendo muito atacado e a gente não conseguia ter a bola. Eu acho que a gente conseguiu ter uma defesa mais sólida, tendo mais a bola também e de fato nos últimos três jogos a gente tomou um gol só. Então acho que a gente está evoluindo muito bem defensivamente, acho que é muito mérito dos defensores, dos nossos volantes, da forma de jogar também, de tentar ter um pouco mais a bola, ficar mais com a bola no campo de ataque.”
+ Ex-Vasco, Álvaro Pacheco treinará equipe da liga de Cristiano Ronaldo
“Mas de fato os nossos zagueiros e volantes laterais evoluíram muito, o Léo também. Até mais feliz do Léo (Jardim) não estar participando tanto do jogo. Menos um pouco, mas toda hora que precisa ele está lá e eu acho que passa por isso. Mentalmente eles evoluíram muito. Eu acho que tudo isso faz diferença para a gente estar nesse nível agora”, disse o treinador Paiva após a vitória sobre o Corinthians.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News