O Vasco da Gama conquistou o Campeonato Carioca Sub-20 de 2024 ao vencer o Flamengo por 1 a 0 em São Januário, neste sábado. Com o triunfo, o time completou seis vitórias consecutivas sobre o rival rubro-negro na temporada, o que gerou provocações por parte do atacante Bruno Lopes. Após a partida, Lopes, um dos destaques do time, celebrou o título e ironizou a sequência de vitórias sobre o Flamengo, dizendo que “está normal ganhar deles”.
— Foi uma temporada de muito trabalho. Todo mundo desacreditou no começo, porque a gente empatou, mas seguimos invictos. Já está ficando normal ganhar deles. Ainda mais aqui em casa, não tem como — afirmou Bruno Lopes.
O Vasco já havia vencido o jogo de ida, na Gávea, por 2 a 1, o que aumentou a pressão sobre o Flamengo para a partida decisiva. Além da provocação de Lopes, o técnico Ramon Lima, em um tom mais contido, comentou sobre a sequência de vitórias do Vasco sobre o rival, destacando a importância da experiência para os jovens jogadores.
+ CHORORÔ! Renato Gaúcho alfineta Vasco e Vegetti após derrota do Grêmio
— Foram seis jogos e seis vitórias neste ano, mas respeitamos o trabalho que o Flamengo faz. É sempre importante vencer em casa, e esses meninos estão ganhando experiência cedo — afirmou Ramon.
Com o título, o Vasco consolida sua força nas categorias de base, mostrando que o futuro do clube está em boas mãos.
Ascensão rápida de Bruno Lopes no Vasco
Nascido em 2007, Bruno Lopes chegou ao Vasco em março de 2022, vindo do Azuriz, clube do Paraná. Embora tenha sido inicialmente contratado para atuar nas categorias Sub-16 e Sub-17, seu talento notável logo se destacou, e ele rapidamente escalou posições nas categorias de base. Em menos de um ano, Bruno pulou etapas e foi promovido ao Sub-20, antes de, finalmente, estrear no time profissional do Vasco, com apenas 16 anos.
Comparações com Endrick e o interesse europeu
Com uma trajetória meteórica, Bruno Lopes começou a ser comparado a outras grandes promessas do futebol brasileiro. O Diário As, um dos jornais esportivos mais influentes da Espanha, fez uma comparação direta entre Bruno e Endrick, destacando as semelhanças entre ambos no que diz respeito ao talento precoce e ao faro de gol. Endrick, que atualmente joga no Real Madrid após se destacar no Palmeiras, é tido como o principal jovem atacante do Brasil, mas Bruno já surge como um potencial concorrente a esse título.
Segundo o Diário As, Bruno se diferencia por sua altura – 1,82m, sendo mais alto que Endrick e Vitor Roque (Real Bétis) – o que lhe dá uma vantagem em jogadas aéreas e na disputa física com zagueiros. Sua capacidade de jogar pelos lados do campo, aliada a um estilo ousado e arisco, faz com que o jovem atacante seja uma ameaça constante à defesa adversária, como demonstrado no épico gol do meio-campo que marcou contra o Flamengo na semifinal da Copa Rio Sub-17.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News