A música “A Barreira Vai Virar Baile” ganhou grande destaque nos últimos dias com ao celebrar o retorno de Philippe Coutinho ao Vasco da Gama e a emblemática Barreira do Vasco, local que tem grande ligação com o clube e São Januário.
A comunidade fica na Zona Norte do Rio de Janeiro, em São Cristóvão, e foi formada na década de 1930 por trabalhadores que construíram São Januário. O local é um símbolo na luta contra o racismo e a elitização do futebol brasileiro.
+ Torcida do Vasco esculacha estreia de jogador: “Pior que eu já vi”
MC Darlan, autor da canção e morador da Barreira, destaca a forte ligação entre a comunidade e o Vasco da Gama. “Eu morei nessa comunidade, amo aquele lugar e considero ela a minha segunda casa”, diz o cantor. A música trouxe visibilidade para a Barreira, ressaltando a importância dessa relação histórica e cultural.
Economia Local
A economia da Barreira é muito ligado com o Vasco da Gama, já que muitos moradores possuem comércios ou trabalham como ambulantes nos dias de jogos em São Januário. A recente aprovação da reforma da Colina Histórica, que deve durar três anos, vai aumentar a circulação de torcedores e, consequentemente, a economia local.
A reforma aumentará a capacidade do estádio para 47.383 pessoas, com um plano de inclusão dos moradores da Barreira na obra. O Cruz-maltino planeja usar a mão de obra das comunidades do entorno e oferecer cursos para capacitação em diversas áreas.
+ Jogador do Vasco sai na bronca com Claus e faz acusação ao árbitro
“Vamos abrir um cadastro das pessoas que já tenham habilidades para trabalhar na construção civil e daqueles que queiram se capacitar para estar conosco durante todo o processo”, explica Raphael Pulga, Vice-Presidente de História e Responsabilidade Social do Vasco.
“Estamos falando do aumento da demanda nos restaurantes e em todos os outros serviços do entorno. Vamos cadastrar fornecedores de quentinhas e dos mais variados serviços e divulgar entre os trabalhadores da obra”, finaliza.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News