A Série B de 2022, intensa, rápida devido ao ano de Copa do Mundo, já vai na sua quinta rodada. O Vasco tem até aqui 3 empates, 1 vitória, e ontem ficou mais uma vez no empate, dessa vez contra a Tombense-MG. São 4 empates e 1 vitória, portanto. 7 pontos de 15 disputados, perto de 50% o aproveitamento. Baixo para quem almeja subir.
É verdade que o time de Zé Ricardo, de um futebol limitado, até aqui não conheceu derrota. Empates com Vila Nova, CRB, Chape e Tombense. Triunfo sobre a Ponte Preta. Está invicto o Vasco, no entanto, tal invencibilidade serve de máscara para uma realidade de rosto feio: é o pior início de Série B do Vasco e o Gigante da Colina está sem dormir no G4 desde agosto do ano passado.
Veja a pontuação do Vasco em suas disputas de Série B levando em conta o mesmo número de rodadas da atual competição:
2009 – 10 pontos nas cinco primeiras rodadas (4a colocação);
2014 – 10 pontos nas cinco primeiras rodadas (vice-líder);
2016 – 13 de 15 disputados (4 vitórias e 1 empate – líder até então e tendo 12 gols marcados e 4 sofridos – melhor início de Série B do Vasco).
2021 – 7 de 15 disputados também, mas com 2 vitórias, uma a mais que a campanha de 2022 até aqui.
As declarações de que o clube está invicto servem para ocultar a dura realidade, tanto matemática quanto técnica. Declarações como a do zagueiro Anderson Conceição e do técnico Zé Ricardo têm tirado o torcedor do sério. O Vasco da Gama precisará melhorar, primeiro, suas atuações defensivas e ofensivas se quiser voltar a fazer parte da elite do futebol nacional.
Por Felipe França Ferreira