O dia 31 de março é marcado pelo aniversário do golpe militar de 1964, que durante 21 anos governou o país através de censura à imprensa e perseguição à políticos, artistas e figuras contrárias ao regime, se utilizando de tortura e assassinatos.
Se em outros países é comum a manifestação de toda a sociedade, incluídos os clubes de futebol, no Brasil, ainda marcado por simpatizantes do período, são poucos os clubes de destaque que ousam se manifestar a favor da democracia e contrárias à ditadura. O Vasco, como sempre, fez questão de ser um dos primeiros clubes a se manifestar.
Usando trechos da música “O Bêbado e a Equilibrista”, do vascaíno ilustre Aldir Blanc, morto em 2020 por decorrência da Covid-19, o clube fez questao de saudar a democracia, sem jamais esquecer o triste período vivido no Brasil.
Jamais esquecer…
Que as lindas linhas do que escreveu o saudoso poeta vascaíno Aldir Blanc não sejam mais urgentes, mas só lembranças que nos recordem que a democracia deve ser sempre a nossa verdade e nunca mais uma esperança equilibrista.https://t.co/5NnF8V6gkF
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 31, 2021