O Vasco contratou um total de 25 jogadores em 2023, o que deixa muito claro o plano de clube para esse ano: reformulação total do elenco. Vindo da Série B, era necessário que o Gigante da Colina passasse por um processo de adaptação à elite nacional. isso demorou pra acontecer, o elenco da primeira metade do torneio era muito abaixo, mas as contratações na segunda janela foram extremamente satisfatórias.
O Vasco teve dinheiro para se reforçar, mas isso nem sempre é garantia de sucesso. mais de 100 milhões foram investidos e quase um rebaixamento aconteceu. O Lance! apontou as três piores contratações feitas pelo Cruzmaltino e o critério foi o custo-benefício do jogador na temporada. Por esse motivo, nomes como o lateral-esquerdo Jefferson, que sequer jogou, o meia Carabajal e o atacante Rwan Cruz, que não tiveram boas passagens, é verdade, não entraram no Top-3:
ORELLANO:
O argentino chegou em São Januário como grande promessa argentina. Vindo do Vélez Sarsfield como melhor jogador, experiência em Libertadores e elogiado até mesmo por jogadores do Flamengo quando se enfrentaram, Orellano prendeu expectativa nos torcedores, que achavam que o ponta decisivo de 2023 havia sido comprado.
Mas na prática, não foi o que aconteceu. Apesar do talento inegável do jogador, muitas questões lhe atrapalharam. Assim que chegou, sofreu uma lesão na coxa e ficou de fora por um bom tempo. A questão física se sobressaiu muito e a dificuldade de adaptação no Brasil pesaram no fim das contas. Quando marcou seu primeiro gol e tudo parecia se abrir portas, fraturou a mão e ficou de fora do resto da temporada. Decepção define o ano para Luca. Mas há a expectativa que em 2024 o destino possa ser diferente. Orellano terá oportunidades.
MANUEL CAPASSO:
Outro argentino que dececpionou foi Capasso. O zagueiro chegou ao Vasco depois de uma longa negociação com o Atlético Tucumán. O Cruz-Maltino pagou 1,5 milhão de dólares (R$ 7,6 milhões na cotação da época), mas o jogador não deu o retorno esperado.
Com status de titular, Capasso perdeu espaço, principalmente após as chegadas de Maicon e Medel, se tornando a quinta opção da zaga, atrás também de Léo e Robson. Foram 14 jogos, seis como titular e marcou um gol. No Brasileirão, o zagueiro disputou 9 rodadas e o Vasco não venceu nenhuma.
PEDRO RAUL:
Talvez tenha sido a contratação que gerou mais expectativa aos torcedores. O atacante Pedro Raul chegou ao Vasco da Gama com status de artilheiro, logo depois de ter sido o segundo jogador com mais gols no Brasileirão de 2022, só atrás de Germán Cano.
Mas o que se viu em campo foi um desastre. Gols perdidos, falhas em momentos decisivos e pouca inspiração. Pedro Raul foi uma completa decepção para a torcida, apesar de ter deixado seus gols, principalmente no Carioca. Apesar disso, garantiu um bom dinheiro ao Vasco por conta de sua venda milionária. Dinheiro esse que serviu para trazer seu substituto, Pablo Vegetti, que aí sim fez a diferença e salvou o Cruzmaltino do rebaixamento.
+