Um dos profissionais mais elogiados da atual gestão, Carlos Brazil deve seguir no Vasco na gestão de Jorge Salgado. Atualmente como gerente do futebol de base, Brazil tem conversas com a nova gestão e a tendência é que em breve seja confirmado no novo organograma do departamento de futebol como novo diretor da base.
Por Lucas Rodrigues
Em conversa com o Papo na Colina, Carlos Brazil fez uma avaliação do seu trabalho no Vasco e deu detalhes de como se deu a transformação na base do clube feita ao longo dos três anos de trabalho:
– Acho que é uma avaliação muito boa. Nesses três anos houve uma uma reformulação na base do Vasco, evidentemente encontramos muita coisa boa feita em gestões anteriores, sempre digo que isso é natural, porque tem um processo de melhoria contínua. O dia que eu sair, outro virá e irá melhorar os processos, vai melhorar os procedimentos, enfim, criar novos projetos. Isso faz parte desse processo de melhoria sempre, mas a gente entendeu e identificou que havia algumas deficiências e encontrou uma metodologia implantada que não não satisfez a ao corpo técnico de um modo geral. Entendemos que era necessária a criação de uma nova metodologia, principalmente na parte técnica, onde toda a base estivesse incluída, desde 6 até 20 anos de idade. Queríamos um modelo de jogo que fosse adequado para todas as categorias, para que a transação pudesse ser mais simplificada. Com isso, trouxe um coordenador metodológico (Próspero Paoli), um profissional que a gente entendia que seria um dos melhores do país, considerando que era o instrutor da CBF, além de consultor. Conheço ele e sabia que poderia contribuir muito na formação dessa metodologia, feita dentro de uma diretriz que eu entendi que era a melhor para formação construída por várias mãos, vários profissionais e com a coordenação dele. Eu acho que ele foi bastante importante no processo, assim como todos os profissionais que estiveram envolvidos na criação da metodologia do clube, então acho que isso foi um diferencial.
Perguntado sobre a possibilidade de permanência no Vasco com a nova diretoria, Brazil confirmou conversas e que a tendência é sua manutenção no cargo:
– Sim. Estamos conversando. A tendência é, sem dúvida nenhuma, de uma continuidade em todo o processo de gestão do clube. Isso vai favorecer muito a formação dos jogadores. – disse.
O gerente de futebol de base do Vasco ainda deu detalhes sobre as obras do Centro de Treinamentos da base, em Caxias:
– Alugamos o espaço no Artsul, que foi bastante benéfico, nós passamos a concentrar praticamente todos os treinamentos num só lugar, apesar de não ser ainda o ideal, porque a gente sabe que o ideal é tudo num só lugar, administrativo, academia, alimentação e treinamento. Isso não era possível com o Centro de Treinamento terceirizado. O que esperamos resolver em breve com o centro de treinamento de Caxias. Eu acho que o maior investimento feito pelo presidente Campelo foi exatamente não só nesse tipo de estrutura, mas também nos recursos humanos. Hoje um grande investimento em algumas áreas puderam ser mais desenvolvidas, como é o caso da análise de desempenho, análise mercado, captação, houve um forte investimento nesses núcleos para que houvesse um aumento na qualificação dos atletas da base. Hoje eu posso dizer que temos grandes jogadores em praticamente todas as categorias, em todas as idades. Então acho que isso é um aspecto muito positivo e a torcida do Vasco pode ter uma esperança muito grande no futuro. Os resultados apareceram até mais cedo do que a gente esperava e eu acho que agora é dar continuidade, procurando melhorar ainda mais esse trabalho – disse Carlos Brazil, que deu mais detalhes sobre as obras do centro de treinamento:
– As obras continuam. Na conversa que eu tive com o novo presidente, o CT vai ser uma das prioridades da administração dele. Concluir o CT de Caxias. Isso vai ser um passo, como eu já disse, gigantesco para aumentar ainda mais a qualificação dos atletas – concluiu.
Quanto à conclusão das obras, ainda não há uma previsão para a inauguração do CT de Caxias.