Me lembro do ano de 2000 quando o Vasco foi disputar o Campeonato Brasileiro, a final da Copa João Havelange, e infelizmente o alambrado cedeu fazendo com que o jogo fosse interrompido. Não me lembro muito do jogo em si(tinha 7 anos na época) mas me lembro de ver muita gente no gramado pela televisão, pânico e correria.
Naquela ocasião o Vasco estava disputando contra o bom time do São Caetano o título brasileiro, o time do Vasco também era bom, mas o São Caetano vinha como a grande surpresa do campeonato. Quando cai o alambrado, na época o presidente Eurico Miranda, fez questão de que o jogo continuasse por uma razão simples:
O regulamento.
O regulamento da competição dizia que se a partida fosse interrompida e a causa da interrupção fosse o time mandante, essa agremiação seria declarada perdedora por 3×0. Eurico Miranda pode ser chamado de tudo e nós vascaínos, com suas exceções, não temos nele boas recordações, mas uma coisa é certa, ele sempre entendeu MUITO BEM o regulamento e sabia que o Vasco tinha sérios riscos de perder o jogo. No dia da partida o Governador havia mandando cancelar o jogo por uma grande pressão da TV Globo(algo que posteriormente gerou a famosa camisa do SBT no terceiro jogo no Maracanã). Por conta disso, Eurico se reuniu com o chefe de bombeiros, a defesa civil e a polícia militar, que davam condições de jogo, na frente do árbitro e fez com que o árbitro colocasse na súmula que havia condições de jogo. Este fato foi FUNDAMENTAL para que o Vasco não fosse declarado perdedor naquela situação.
Voltemos para o presente, e podemos dizer que infelizmente tragédias como essa continuam recorrentes, sejamos justos, todos os clubes brasileiros tiveram episódios como o que ocorreu na Ilha do Retiro inclusive o nosso, É preciso uma mudança drástica nisso.
Posteriormente as cenas lamentáveis do jogo e tudo que já foi falado sobre isso(não vou me estender) assim como o Eurico, os dirigentes do Sport queriam o reinício da partida( algo que era impossível), porém diferente do Eurico Miranda, os dirigentes não conseguiram as garantias que o Árbitro precisava para o reinício do jogo, fazendo com que o árbitro colocasse na súmula que a partida havia sido interrompida e não encerrada por não haver condições de segurança.
A Diretoria do Vasco agiu corretamente em insistir em não voltar para o campo, por conta da segurança que de fato não havia e por conta da súmula do árbitro no final e essa foi a grande diferença do jogo da Copa João Havelange.A súmula do árbitro.
Enquanto a Súmula Da Copa João Havelange dizia que São Januário tinha condições, a Súmula do jogo contra o Sport disse que a partida foi interrompida e não havia condições de jogo, se seguir a regra ao pé da letra o Vasco merece receber os 3 pontos da partida.
Vendo alguns comentários dos torcedores do Sport sobre o jogo revoltados com a situação, a coisa é muito simples, façam como o Vasco e o Bahia fizeram recentemente, tirem esses dirigentes atrasados do clube de vocês, provavelmente não aconteceria uma situação assim, porque está provado, por mais que o Eurico fosse esse dirigente ao estilo os dirigentes do Sport, até ele com seus milhões de defeitos conseguiu entender que a súmula do jogo era muito mais importante que o encerramento do jogo em si, ou seja, o NOSSO atraso de dirigente consegue ainda ser menos atrasado que os dirigentes do Sport.
Saudações Vascaínas
Por: Lucas Dumans