Eu como torcedor, evidentemente, responderia o título dessa coluna como a pessoa mais apaixonada do mundo por um clube, poderia falar que o Vasco tem o escudo mais bonito, que tem a melhor torcida e que tem o melhor uniforme, mas para responder essa pergunta, o mais correto é fazer uma análise mercadológica e racional.
Nessa semana o presidente do Vasco Jorge Salgado afirmou que viajaria em busca de investidores para o projeto da SAF no Vasco. Muitas especulações têm sido feitas pela imprensa de diversos investidores interessados em investir na SAF. Sendo isso verdade ou não e sendo a SAF a melhor escolha ou não (tudo deve ser bem discutido), eu particularmente, não como torcedor, mas como um colunista que se arrisca a fazer uma análise mercadológica, acho totalmente provável que tenham sim muitas pessoas e grupos interessados em investir no Vasco. Especificamente, eu posso citar cinco razões para um investidor investir no Vasco e ter bastante resultado.
Primeiro – O Vasco é um clube da torcida, se não uma das mais apaixonadas, a mais apaixonada do Brasil. O torcedor do Vasco é um potencial consumidor em QUALQUER situação, basta ver que o vascaíno no ano que o rival foi campeão de tudo, fez o maior programa de sócios do Brasil. A torcida também é bastante engajada nas redes sociais, e é uma torcida nacional e internacional.
Segundo – O Vasco já tem um estádio, e isso conta muito. Um estádio, quando reformado, pode render muito dinheiro para o investidor com camarotes e etc. Tendo o Vasco um estádio, já é um bom caminho andado.
Terceiro – O Vasco tem uma das marcas mais originais do mundo. O fato do clube ter uma bela história e única , permite que o clube explore produtos mais originais e muito mais atrativos. O maior exemplo disso seria uma possível criação do museu digital, que honestamente, o museu digital do Vasco, por conta da sua história , é muito mais atrativo do que qualquer outro clube no Brasil, além de ser muito mais pedagógico. Não à toa, esse humilde colunista se formou em História fazendo a monografia com a história do Vasco. A própria Cruz de Malta, já da um tom muito mais original a marca do que outras marcas de clubes no Brasil.
Quarto – A base do Vasco é uma das melhores do Brasil, formando craques e bons jogadores que fazem sucesso na Europa e se transformam em grandes ativos para o Clube. De Alex Teixeira à Phillipe Coutinho, o Vasco consegue sempre um bom ativo com algum jogador da base, mesmo o clube tendo vendido mal alguns desses jogadores, ainda sim os jogadores do Vasco dão bastante retorno.
Quinto – A dívida do Vasco não é a pior. Por mais que o Vasco tenha uma divida grande, a dívida do Vasco não é a pior do Brasil e o problema não é impossível de resolve, ainda mais se tratando do potencial do clube.
Temos um longo caminho a percorrer, mas pra mim não restam dúvidas, que apesar de todos nossos problemas, investir no Vasco é um bom negócio.
Opinião: Lucas Dumans