A Taça Guanabara está chegando à sua última rodada com cinco clubes precisando resolver seu destino no topo da tabela. Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Volta Redonda têm pendências para resolver, valendo título e classificação para a semifinal do Estadual.
Somente o Flamengo está garantido no mata-mata, porém ainda não garantiu o título e enfrenta o Fluminense em uma final não oficial da Taça Guanabara. Porém, essa “final” não garante o vice-colocado, quem perder pode também perder posições, e dessa forma não ter a vantagem do empate no saldo de gols da semifinal, apenas reservada ao primeiro e segundo colocados. A vantagem do segundo colocado também é escolher o mando de campo nos jogos, e essa vaga pode ser ocupada por qualquer um dos cinco clubes.
Já a vaga no G4 está em disputa aberta, porém o Botafogo larga em desvantagem após a vitória do Vasco no clássico dos milhões, a sequência positiva do Volta Redonda e a vantagem no saldo do Fluminense.
+ Nenê quer permanecer no Vasco após aposentadoria
A última rodada da Taça Guanabara acontece no meio da próxima semana, nos dias 8 e 9 de março. O Fla-Flu será na quarta-feira (8) às 21h10. Nova Iguaçu x Madureira, Resende x Audax e Boavista x Volta Redonda abrem a quinta-feira (9) às 15h30. Vasco x Bangu e Botafogo x Portuguesa fecham o dia às 19h30.
O Flamengo, com 23 pontos, lidera a Taça Guanabara. É o único time já garantido na semifinal do Cariocão. Na quarta, o Flamengo briga somente pelo título da Taça Guanabara. Para isso, precisa de um empate contra o Fluminense. Porém, pode ser ultrapassado pelo Vasco e cair para terceiro em caso de derrota para o Fluminense e vitória do Vasco que venha a tirar a diferença de dois gols no saldo.
O Vice-líder Fluminense, com 22 pontos, não tem a vaga matematicamente garantida. Para isso, basta um empate com o Flamengo na última rodada. Se perder, precisa que o Botafogo não tire uma diferença de sete gols de saldo. Para buscar o título da Taça Guanabara, o Fluminense precisa vencer o rival.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
O Vasco atualmente ocupa a terceira colocação com 20 pontos, e precisa apenas de uma vitória sobre o Bangu, na quinta-feira, às 19h30, para garantir a classificação no mata-mata do Estadual. Em caso de empate ou derrota, precisa que o Botafogo não vença a Portuguesa no mesmo dia e horário, ou que o Volta Redonda não vença o Boavista, mais cedo.
O Volta Redonda segue em quarto lugar na classificação, com 19 pontos, o time do artilheiro Lelê tem pela frente o vice-lanterna Boavista que briga contra o Resende para escapar do rebaixamento, às 15h30 na quinta-feira, e precisa de uma vitória que mantenha a vantagem segura sobre o botafogo no saldo de gols. Nesse momento, o time tem uma vantagem de quatro de saldo sobre o Alvinegro e mais gols pró.
O Botafogo, com 19 pontos, enfrenta a situação de maior risco na última rodada. O cenário mais simples para o Botafogo é vencer a Portuguesa, na quinta-feira às 19h30 em Volta Redonda, e contar com um tropeço do Volta Redonda contra o Boavista ou do Vasco contra o Bangu para se classificar. Se todos vencerem, precisa tirar uma diferença de quatro gols de saldo para o Voltaço. Também é possível que o Botafogo elimine o Fluminense. Para isso, o Botafogo precisa vencer, que o Flamengo vença o Fluminense e ainda tirar uma diferença de saldo de sete gols, uma missão um tanto complicada. Caso não tenha êxito, terá que disputar a Taça Rio para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
Em meio a todo esse contexto, o Vasco precisa apenas fazer o seu papel e vencer com tranquilidade o Bangu em São Januário, de preferência ampliando seu saldo para buscar as vantagens do segundo colocado, os demais resultados definirão quem pode ser nosso adversário na semifinal, as possibilidades estão entre qualquer um dos quatro rivais, mas a maior probabilidade é o nosso adversário ser definido pela derrota no Fla-Flu.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Por Lucas Batista