A dificuldade para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro em 2023, mesmo com o maior investimento de sua história, fez com que o Vasco da Gama decidisse reformular seu departamento de futebol. O nome forte da pasta, Paulo Bracks, foi imediatamente demitido um dia após a permanência contra o Bragantino e o clube já busca um substituto.
O grande favorito para a assumir a lacuna deixada é Alexandre Mattos, conhecido diretor do futebol brasileiro, multi-campeão nos últimos anos. Atualmente, Alexandre é diretor de futebol do Athletico-PR. Mattos está no clube paranaense desde janeiro de 2022, quando chegou como CEO de Negócios de Futebol e Áreas Nacional e Internacional. Com a saída de Paulo Autuori, acumulou funções e assumiu a pasta do futebol.
Mattos foi responsável pela montagem do atual elenco do Athletico, que ficou reconhecido no ano passado por chegar ao vice-campeonato da Libertadores, perdendo na final para o Flamengo. Nomes como Fernandinho, grande ídolo do clube, tiveram o dedo do diretor de futebol.
Alexandre iniciou a trajetória como executivo de futebol no América-MG, em 2005. Na época, o Coelho estava na Série C, e em cinco anos, chegou à Série A. Em 2012, Mattos assumiu o Cruzeiro e montou o histórico time com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, que se tornou bicampeão do Brasileirão em 2013 e 2014.
Sua principal fase na carreira foi no Palmeiras, onde ficou reconhecido nacionalmente por montar as equipes campeões brasileiras de 2016 e 2018, ganhando grande repercussão. No Atlético Mineiro também foi campeão, passando pelo clube em 2020. Ao todo, são 11 títulos na carreira.
O diretor é conhecido por contratações bombásticas. A primeira delas foi Ricardo Goulart, em 2012, quando o jogador já havia sido anunciado pelo presidente e técnico do maior rival, Atlético Mineiro, mas Mattos deu um “chapéu” e trouxe o atleta, que foi fundamental para os títulos brasileiros.
Outra negociação importante foi a de Roger Guedes. O atleta pertencia ao Palmeiras, mas estava emprestado ao Atlético-MG. A negociação envolvia o clube paulista, o mineiro, além do Criciúma e do Shandong Luneng. Alexandre, que na época estava no Alviverde, precisou agilizar a negociação de modo que todos os clubes saíssem satisfeitos e em tempo recorde para o fechamento da janela de transferências.
Além de Mattos, o Cruzmaltino também quer fechar com Marcelo Teixeira, do Bahia, para as categorias de base.
+ Boa notícia envolvendo possível acerto de Alexandre Mattos com o Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News