Zagueiro começou no futebol para aumentar autoestima e hoje é destaque na equipe sub17
Por: Ronaldo Faria
Lyncon Corrêa Gonçalves, nascido em 2005, chegou ao Vasco em 2016. Prestes a completar 17 anos, o zagueiro é titular e capitão da equipe que enfrenta o Inter nesta quinta-feira, às 15h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil sub17, em São Januário. Por traz do líder, uma história de superação e determinação, conforme mostra a reportagem de Marcelo Baltar no portal GE.
Aos 9 meses de idade,por causa de um acidente doméstico, Lyncon teve queimaduras de terceiro grau, sendo submetido a várias cirurgias. Uma das sequelas do acidente foi a impossibilidade de nascer cabelo em parte do couro cabeludo. Os questionamentos e a introspecção por causa das cicatrizes visíveis fizeram com que a família procurasse acompanhamento psicológico.
E o psicólogo fez a sugestão que iria determinar o destino daquele garoto tímido: Praticar esportes. Logo Lyncon passou a se destacar. Aos 10 anos, participou de uma peneira no Vasco e foi selecionado. Hoje aos 16, já realiza atividades junto ao time sub-20:
-Almejo manter esta boa fase para conseguir chegar à seleção e jogar no profissional do Vasco. Trabalho diariamente para me firmar e conseguir realizar esses sonhos.
O capitão cruzmaltino sub-17 já assinou ano passado seu primeiro contrato profissional, com vínculo até abril de 2025. No último dia 14, Lyncon teve a honra de participar da homenagem ao maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite. Em depoimento à página oficial do clube, o zagueiro disse:
“Ele é uma inspiração para quem sonha em chegar no profissional do Vasco e se tornar ídolo do clube. Ver o Maior ídolo e Maior artilheiro da história do Vasco receber todas essas honrarias. É uma felicidade muito grande poder vivenciar aquilo tão perto, entregar uma lembrança, tirar foto com ele, foi uma experiência que vou levar para o resto da vida.”