Aproveitando as comemorações pelo Dia Internacional da Visibilidade Trans, o Vasco anunciou nesta quarta (31) que os associados do Clube poderão ter seus nomes sociais na carteirinha de sócio em qualquer modalidade (sócio-torcedor ou estatutário).
O cruz-maltino ainda planeja mais ações para atrair pessoas trans, e toda a comunidade LGBTQIA+, a fazer mais parte do clube.
Em contato com o Papo na Colina, o vice-presidente de comunicação do clube, Danillo Bento, contou que a ideia foi uma parceria com a vice-presidência de História e Responsabilidade Social, capitaneada por Horácio Júnior:
– Só executei, mérito da equipe do Horácio que tem dado show. Da orgulho ver o Vasco no seu local de pioneirismo e defesa de todos – disse Danillo.
Horácio aproveitou para falar do projeto e tecer elogios a Fabris Martins, que participou da elaboração e irá estar na Vasco TV, no próximo jogo, para falar da importância dessa e das demais ações que o clube prepara:
– Tivemos a ideia e é importante dar lugar de fala a ela. A Fabris tem um papel importante demais nesse processo. Ela pode e deve ser inspiração para muitos que sofrem com medo de assumir a sua identidade de gênero. Ela está cortando o mato para muitos e dizendo que é ok em viver de acordo com a sua identidade de gênero, que as pessoas não precisam se esconder e viver na invisibilidade, por mais difícil e intolerante que a sociedade seja – contou Horácio.
Em contato com o Papo na Colina, Fabris fez questão de ressaltar que não é a primeira nesse meio:
– Realmente fico lisonjeada, como Horácio diz, eu estou sendo a primeira nesse meio, mas outras mulheres trans vieram antes de mim. Eu ter voz é o trabalho de muita luta de outras pessoas, eu fico feliz em ser citada, e espero realmente que não seja a única, que outras pessoas trans possam se sentir contempladas e se insiram. Mostrem seu conhecimento e sua força – disse Fabris, que conclui – Eu costumo falar que ser trans não me define, nós somos muito mais, podemos ocupar várias instâncias da sociedade – finalizou.
Associados Trans podem utilizar seus nomes sociais na carteirinha do Clube.
👉🏽 https://t.co/dYwjF48Hkx#DiaDaVisibilidadeTrans #VascoDaGama pic.twitter.com/uKrN7tHIWQ
— Vasco da Gama (@VascodaGama) March 31, 2021