Não faz muito tempo que os torcedores do Vasco eram bloqueados pelos perfis oficiais do próprio clube em diversas redes sociais. Agora a realidade dos perfis oficiais cruz-maltinos é bem diferente.
O Papo na Colina conversou com Gui Neto, Head Mídias Sociais do departamento de Marketing e Novos Negócios do Vasco, que falou um pouco sobre a consolidação do Vasco entre os clubes com mais engajamento do Brasil e também o momento que o clube vem vivendo e como alinhar isso com a postura nas mídias.
No Vasco desde 2018, Gui conta que a prática de bloquear torcedores nas contas do clube foi abolida e que não irá voltar a acontecer. Segundo ele, a divergência de opiniões é benéfica para a construção de uma comunidade digital forte e justamente por acreditar nisso é que hoje em dia o clube não compactua com esse tipo de prática.
As redes sociais do Vasco passaram a abraçar os conteúdos criados por mídias independentes e também por torcedores. Dessa forma, o Vasco atingiu marcas expressivas entre clubes nas américas, confirme levantamento da agência Samba Digital e do Marketing Esportivo:
RANKING SEMANAL!
Twitter e Facebook apresentaram números bem próximos de interações.
O G4 de São Paulo mandou melhor no Face. Os cariocas se destacaram por aqui. Já os rivais de Curitiba vão bem melhor na rede do Zuckerberg, enquanto os baianos interagem mais pelo Twitter. pic.twitter.com/K9mInhhNPz
— MKTEsportivo (@mkt_esportivo) April 7, 2021
Veja abaixo a íntegra da conversa:
Agora que as redes sociais do clube estão cada vez mais consolidadas, qual a estratégia para continuar crescendo?
– Quando cheguei ao clube em Maio de 2018, eu já acompanhava de perto todos os resultados das redes do clube, por conta do meu trabalho com o SporTV e com o Premiere, e não entendia os motivos de a torcida ter um alto engajamento na comunidade do futebol e o clube aproveitava pontualmente este engajamento em algumas ações.
Estando no clube a principal ideia era estruturarmos os processos de criação e gestão de conteúdo, fazendo o torcedor ser parte integrante desse processo. E o resultado nós tivemos de forma prática, seja ativando o meme “Vasco”, passando pelo recorde de arrecadação em menor tempo com a Campanha do CT e tendo também a associação em massa de 2019. Todos os grandes momentos nos últimos anos em que o torcedor foi protagonista nasceram no digital.
Hoje se formos olhar bem temos muito mais gente fazendo bons conteúdos relacionados ao Vasco e temos uma comunidade cada vez mais fortalecida. A ampliação deste trabalho e o seu amadurecimento serão os principais pilares para termos um crescimento contínuo.
Existem estratégias diferentes para cada rede social? Pode nos falar um pouco sobre isso?
– Cada rede tem a sua particularidade seja nos formatos de conteúdo, seja na forma que consumimos. Enxergamos claramente a predominância de públicos distintos em cada uma delas e temos atuado de uma forma cada vez mais customizada, tudo sempre seguindo um objetivo pré determinado.
Exemplo recente são os anúncios das contratações do Morato e do Vanderlei que tiveram uma forma pensada para o Twitter diferente das outras redes.
O clube viveu um momento difícil no fim de 2020 e início de 2021, como lidar com isso e continuar o trabalho de crescimento?
– Assim como todos os vascaínos, também sofremos bastante com todos problemas que tivemos, mas não poderíamos esmorecer e deixar de fazer o nosso trabalho. Então, seguimos analisando nossos números, o comportamento médio dos nossos perfis e enxergamos uma forma que poderia ser interessante seguir. Em alguns momentos tiramos o pé no volume das publicações e nas boas oportunidades aceleramos.
Quais foram as metas estabelecidas para o ano de 2021?
– A nossa principal meta é seguir fortalecendo os canais oficiais do clube. Não só nas redes sociais, mas também o nosso site oficial, app, Youtube, Twitch…
E seguir sempre na busca de estarmos Top 5 Américas em interações.
A VascoTV vai alcançar em breve a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube, qual é o sentimento com a meta e haverá alguma comemoração quando ela for atingida?
A VascoTV vem numa crescente maravilhosa, fruto de um trabalho bem bacana encabeçado pelo Mario Vassallo e que todos nós abraçamos. Há muito potencial para crescimento ainda e tenho certeza que este será o primeiro milhão de outros que virão. Com certeza todos nós vascaínos ficaremos muito felizes com essa marca.